16 de dezembro de 2019
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 29/11/2019

Dom Itamar Vian está lúcido e disse que lembra de tudo o que aconteceu

Dom Itamar Vian está lúcido e disse que lembra de tudo o que aconteceu

O arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian encontra-se estável, com pressão controlada, lúcido, orientado e se alimentando, segundo o boletim médico divulgado no final da manhã desta quinta-feira (28), pelo Instituto Nobre de Cardiologia – Incardio (HDPA - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana). Ainda segundo o boletim, ele segue em observação intensiva e sob os cuidados da equipe médica. Dom Itamar sofreu um princípio de infarto quando estava em casa, e encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Incardio, desde a tarde de quarta-feira (27), após sair do Hospital Unimed.

O Monsenhor Nery de Almeida, vigário-geral da arquidiocese, esteve com o arcebispo hoje pela manhã e contou ao Acorda Cidade que conversou bastante com o mesmo. Segundo ele, Dom Itamar relatou que conseguiu escutar tudo o que estava acontecendo.  

“Levei uns 40 minutos conversando com Dom Itamar. Ele está lúcido, conversando, está bem. E quando eu saí ele pediu que eu fosse à residência dele, pegasse a escova, o sabonete, um livro para ele ler. Em questão de poucos dias ele retornará a sua residência. Tivemos uma conversa corriqueira relembrando a missão dele como bispo, como pastor, o homem comunicador, das celebrações, que vai a hospitais visitar os doentes, o homem presente em todos os momentos da caminhada da nossa arquidiocese. Ele interage muito com nosso arcebispo Dom Zanoni, que está em Brasília participando um encontro da CNBB, por isso fisicamente ele não está presente, mas espiritualmente ele está presente nas orações. Está sempre ligando, perguntando como está o quadro clínico de Doma Itamar”, informou.

Abalo emocional

Monsenhor contou que Dom Itamar lembrou de tudo o que aconteceu e que continua na UTI por precaução.
“Ele disse que tinha acabado de celebrar a missa em sua residência, que lá tem uma capela, e sentou-se em seu gabinete. De repente é como se tivesse apagado. Ele me disse que escutava tudo, quando os primeiros-socorros chegaram até a chegada ao hospital Unimed; Ele lembra que foi bem tratado pelos médicos que logo o socorreram. Ele estava relembrando passo a passo até quando chegou aqui no Incardio, onde está internado. Ele encontra-se na UTI por precaução. Está sorrindo como sempre, contando os causos, conversando bastante com a equipe. Aproveito para tranquilizar nossos arquidiocesanos e pedir que a continuem rezando para que o quanto antes ele volte ao nosso convívio social e pastoral”, destacou.

Monsenhor Nery disse ao Acorda Cidade que Dom Itamar acha que um abalo emocional pode ter desencadeado o problema, mas aguarda as investigações médicas sobre o que pode ter acontecido.

“Conhecemos nosso organismo. Mas ele acha que somatizou bastante a perda de um irmão e ele (Dom Itamar) acha que tudo isso contribuiu para que o coração tivesse reagido desta forma. Ele está sendo acompanhado por uma equipe médica de excelência e os médicos estão investigando se foi realmente o fator emocional ou um problema de ordem cardiológica. O importante mesmo é que graças a Deus ele está bem, e a medicina está investigando a causa”, concluiu.

Boletim médico

Após ter sido atendido no Hospital Unimed, a equipe médica do Incardio realizou os procedimentos cabíveis para o então estado de saúde do arcebispo que, de acordo com o atual boletim médico:

BOLETIM MÉDICO

Data: 28 de novembro de 2019
Horário: 11:30
Hospital: Instituto Nobre de Cardiologia – Incardio (HDPA - Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana)

Paciente: Arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian

O Incardio (Instituto de Nobre de Cardiologia-HDPA) informa que o paciente Dom Itamar Vian segue em tratamento intensivo nesta quarta-feira (28), pela manhã. O paciente se encontra estável, com pressão controlada, lúcido, orientado e se alimentando. Segue em observação intensiva e sob os cuidados da equipe médica.

Dr. André Guimarães – diretor Médico do Incardio

Foto:Ney Silva/Acorda Cidade

Observação: esse boletim médico só foi divulgado após autorização dos assessores do paciente

Assessoria de Imprensa
Instituto Nobre de Cardiologia – Incardio

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade/DILTON COUTINHO

Enquete

Você concorda com a reforma da previdência?

*Enquete encerrada.
  • 3%
  • 24%
  • 74%