28 de setembro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 22/11/2019

Colbert propõe, em inauguração da sede do CIFS, agência de desenvolvimento regional para compensar fim de autarquia

Colbert propõe, em inauguração da sede do CIFS, agência de desenvolvimento regional para compensar fim de autarquia

Uma agência de desenvolvimento regional ou metropolitana, com a participação de todas as esferas de governo, em parceria com as empresas e entidades representativas do setor privado. Esta é uma proposta do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, para “preencher o vácuo que ficou com a extinção do Centro Industrial do Subaé”. Mais uma  vez, o chefe do Executivo Municipal criticou o fim da autarquia e alertou para a “ameaça de danos econômicos muito fortes na região”.

Ele lançou a sugestão durante evento de inauguração da nova sede do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), ocorrido na quinta-feira, 21. Segundo o prefeito da maior cidade do interior da Bahia, este é um caminho para a retomada da atração de investimentos empresariais, no meio industrial, proporcionando uma maior capacidade regional de geração de empregos.

O setor industrial  é um dos mais importantes da cadeia produtiva na economia feirense. “A indústria representa 22% do Produto Interno Bruto do município, sendo responsável por gerar mais de 30 mil empregos, em um universo de cerca de 1.500 unidades fabris, dos mais diversos segmentos, neste município”, acrescentou o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antonio Carlos Borges Júnior, também presente à inauguração.

O prefeito parabenizou a diretoria do Centro das Indústrias  e pediu “esforço conjunto” entre a entidade e o poder público municipal para “pensar  juntos um novo modelo, na busca de soluções efetivas junto ao Governo do Estado”. O objetivo, assinala o gestor, é levar os municípios vizinhos a lutar, juntos, “contra um modus operandi estabelecido, com a extinção do CIS, que dificulta, e muito, a atração de indústrias  e investimentos para este segmento estratégico da economia regional”. 

A  nova sede do Centro das Indústrias de Feira de Santana é localizada  na avenida Noide Cerqueira. A inauguração do prédio contou  com a presença de Antonio Alban,  presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Andre Régis, presidente do CIFS; João Batista Ferreira, presidente do Conselho do CIFS, e de várias autoridades municipais das mais diversas áreas.

Dirigentes do CIFS apoiam proposta e estão preocupados com manutenção e investimentos 

O presidente do Centro das Indústrias, André Regis, considera interessante a proposta do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, de criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional como alternativa ao fim do Centro Industrial do Subaé. "É preciso que a ideia seja levada adiante", defende.

Régis adverte para a situação preocupante do parque industrial feirense, que se encontra sem manutenção de sua área física, desde que o Estado encerrou as atividades do CIS. “Temos um núcleo sem serviços de limpeza e de recuperação de ruas. Isto afasta investidores que desejam implantar empresas aqui e inibe a quem pretende ampliar suas unidades”.

O valor arrecadado com a taxa de manutenção do polo industrial local está parado, informa o presidente do CIFS. “Esse recurso é depositado no Funedic (um fundo estadual para gerir os núcleos industriais sob a responsabilidade do Estado), que só pode aplicar em Feira, o que é receita do nosso parque. Com essa indefinição, não vem sendo aplicado”.

Para o presidente do Conselho do CIFS, João Batista Ferreira, o prefeito Colbert está demonstrando “a coragem necessária” para o enfrentamento do quadro. “A sua proposta é muito bem colocada. Esperamos que tenha desdobramentos e resultados”.


SECOM/FSA

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias