25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 21/09/2019

Debate sobre acessibilidade marca o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Debate sobre acessibilidade marca o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Representantes de diversos segmentos organizados da sociedade de Feira de Santana se reuniram, no auditório da OAB, na manhã desta sexta-feira, 20, para debater a “Acessibilidade: desafiando barreiras”. A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com apoio do Governo Municipal, marcou as comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa faz parte das comemorações pelo Setembro Verde, sensibilizando a sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência. E reuniu principalmente pessoas com deficiência física ou intelectual para debater questões referentes à garantia de direitos.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pablo Roberto Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa. “Reafirmamos o compromisso do Governo do prefeito Colbert Martins Filho em promover ações com o compromisso de amenizar os problemas e continuarmos avançando e enfrentando os desafios”, frisou.

Já a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorete Cerqueira, saudou a todos os participantes do evento, recitando um poema de Mário Quintana que trata sobre deficiência, e destacou a importância da luta pela garantia de direitos.

Em nome dos demais conselhos de direito de Feira de Santana, a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Lurdes Santana, também destacou a importância da união de todos visando a acessibilidade e garantia de direitos. Ela lembrou também que neste mesmo dia é comemorado o Dia Municipal da Beleza Negra, lei de autoria do ex-secretário de Desenvolvimento Social e ex-vereador Ildes Ferreira. 

Representante da Apae, Meire Portugal destacou a importância do cumprimento das leis já existentes voltadas para a garantia de direitos. “Muitas políticas públicas já existem em favor destas pessoas mas sinto a dificuldade no seu cumprimento”, afirmou.

Vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Carlos Lacerda deu testemunho do compromisso do Governo Municipal, através do secretário Pablo Roberto Gonçalves, com a promoção da garantia de direitos para as pessoas com deficiência. E foi reforçado pelo chefe da Divisão do Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Guimarães, que esteve representando o secretário Antônio Carlos Borges Júnior.

Durante o evento também foram realizadas palestras pela advogada Iolanda Araújo Alves, da Secretaria de Transportes; Ione Mansur, da Atenção Social Básica da Sedeso; e o advogado Vinícius Lira, representante da OAB.

Mais notícias