26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 09/09/2019

Desfile cívico de 7 de setembro em São Gonçalo dos Campos exalta a cultura local

Desfile cívico de 7 de setembro em São Gonçalo dos Campos exalta a cultura local
O tradicional desfile cívico de 7 de setembro reuniu mais de 4 mil pessoas em São Gonçalo dos Campos, segundo a Polícia Militar. Saindo da Avenida Antônio Doutor Muniz, as fanfarras e escolas percorreram as principais vias do centro da cidade como a Praça Cazuza Machado, Rua Adriano Pedreira e a Rua Marechal Floriano Peixoto. O evento organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, neste ano, abordou a temática Raízes da Terra.

Como o desfile é o momento das instituições se apresentarem à comunidade são-gonçalense, a iniciativa do tema buscou sensibilizar a população sobre a importância do respeito a diversidade cultural, retratando o povo e a história local, com princípios éticos, morais e cívico.

A Filarmônica Lira Sangonçalense, considerada um patrimônio histórico do município com mais de 100 anos de existência abriu o desfile junto ao pelotão da Polícia Militar. A Escola Municipal João Thiago de Queiroz, a Escola Municipal Reunidas Antônio Carlos Pedreira e a Escola Municipal Agripina de Lima Pedreira também marcaram presença exaltando a cultura nordestina, o hino nacional e a festa do padroeiro que é celebrada todo início do ano.

No decorrer do trajeto, integrantes da
Associação Cultural de Capoeira Essência da Liberdade, do mestre Ferreira,se organizaram em rodas de capoeira ao ritmo das palmas e do berimbau. Os Karatecas aproveitaram a oportunidade para mostrar suas conquistas por meio de troféus e medalhas à população do município.

Além das escolas da rede municipal também participaram a Escola Vivaldo Bittencourt Mascarenhas- Sistema CPM de Conceição da Feira, o colégio Supremo e a fanfarra FASU, o Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos. A fanfarra musical Conceição da Feira (FAMUCF), a Fanfarra Falcão da Fiel, a Banda Marcial do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck (BAMCEGMS) realizaram a animação no início da noite.

A Banda Marcial Integração da Bahia de Simões Filho em uma mistura de nostalgia e emoção reverenciou a cultura africana com trilhas que mesclavam entre os repertórios dos filmes The Lion king (O Rei Leão), Tarzan e a canção oficial da copa da FIFA na África do Sul. A banda que já venceu 79 concursos musicais do segmento encantou o público e garantiu sua vaga no próximo ano, de acordo com a equipe organizadora do desfile.

A Banda Marcial Maestro Estevam Moura não ficou por baixo e fez jus a quinta apresentação que efetua nesta data no município. Ao som da música Evidências, a banda não só tocou, mas levou grande parte da população a cantar junto. Da criança ao idoso, quem sabia a letra não conseguiu ficar parado.

Com muita euforia e animação, a fanfarra cultural Falcão da Fiel celebrou o seu primeiro aniversário na Praça da Matriz e fechou com chave de ouro o desfile de 7 de setembro. O evento que teve o suporte da guarda municipal e segurança privada ocorreu de forma tranquila sem qualquer tipo de ocorrência registrada.

Fonte: ASCOM/ Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos

Mais notícias