26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 05/07/2019

Colbert adota reuniões e cobra desempenho

Colbert adota reuniões e cobra desempenho

Todo final, ou início de mês, um encontro mensal, com secretários, superintendentes e diretores-presidentes de autarquias, está movimentando a sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, no prédio da administração municipal, em Feira de Santana. O prefeito Colbert Martins adotou como prática reunir o seu primeiro escalão, periodicamente, para uma conversa interna. O objetivo é cobrar a resolução das demandas de cada pasta, monitorar a produtividade e definir um plano de trabalho com as prioridades do mês seguinte.


A sabatina do prefeito com os seus principais assessores é uma ação cada dia mais comum na gestão das grandes cidades. Em Feira de Santana, garante Colbert, a medida tem apresentado bons resultados. "Adotamos essa prática desde o início da nossa gestão e vimos que os relatórios dos secretários e dirigentes de autarquias demonstram a preocupação de todos eles em cumprir as metas estabelecidas", afirma.


Na última segunda-feira, aconteceu a reunião para o balanço do mês de junho e definição das diretrizes de julho. Foi véspera de feriado do 2 de Julho, mas a Prefeitura de Feira de Santana, diferentemente do Governo do Estado, não decretou ponto facultativo na data e todos trabalharam normalmente. O encontro iniciou pontualmente as 8h30min e terminou pouco depois do meio-dia.


Assessorado pelo chefe do Gabinete do Prefeito, Mário Borges, e pelo secretário de Governo, Paulo Aquino, Colbert interpela, um a um, todos os presentes, primeiro sobre "o realizado" durante os últimos 30 dias e a nova previsão para execução. Em seguida, aquilo que estava na pauta, mas não foi cumprido, sempre com as devidas justificativas. O prefeito faz suas considerações e então começa a discussão sobre as prioridades do mês seguinte.


Segundo Colbert, além de acompanhar o desenvolvimento de cada órgão do Governo e monitorar o desempenho de seus gestores, a reunião mensal também tem a finalidade de que, em um encontro de todo o primeiro escalão, secretários e dirigentes de autarquias possam interagir sobre demandas que possam ser comuns entre diversos setores e, também, possa haver troca de sugestões entre eles.


Cada secretário e dirigente de autarquia ou fundação precisa, ainda, apresentar três metas mensais próprias envolvendo as suas áreas de atuação com foco na melhoria dos serviços públicos oferecidos e do desempenho de gestão.


É o momento para uma ampla avaliação do Governo, de pontos que estão sendo bem encaminhados e do que precisa melhorar. "Nem sempre isto é possível nos despachos comuns do nosso dia a dia atribulado. Todos compreenderam o espírito desse encontro, assimilaram muito bem e a expectativa é que possamos melhorar o desempenho geral da administração".


O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, diz que a iniciativa traz "significativo avanço para o Governo como um todo". Neste último encontro, por exemplo, ele lembrou da responsabilidade de cada gestor, em suas respectivas áreas, de indicar as sugestões para a elaboração do projeto de Lei Orçamentária para o exercício 2020. "Para que possamos criar uma peça dentro da expectativa de realidade, precisamos muito da colaboração de todos", recomenda.


A reunião mais recente também serviu para o secretário da Fazenda do Município, Expedito Eloy, advertir aos integrantes da administração municipal para dificuldades de ordem econômica que podem advir do cenário nacional do momento, com perspectiva de queda no PIB de 2019 e consequências da redução em repasses constitucionais aos municípios e estados brasileiros pela União. "Devemos, todos, agir com muita prudência quanto a possíveis novas despesas", orientou. 

 Secom/PMFS

Mais notícias