12 de setembro de 2025
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 12/09/2025

Hospital Clériston Andrade inicia realização de técnica inovadora para tratamento de megaesôfago

Hospital Clériston Andrade inicia realização de técnica inovadora para tratamento de megaesôfago
O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), situado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, realizou nesta semana dois procedimentos de Miotomia Endoscópica Peroral (POEM), técnica inovadora e minimamente invasiva indicada para o tratamento da acalásia e do megaesôfago.

Embora a primeira execução no hospital tenha ocorrido durante a Jornada de Aparelho Digestivo da Bahia (JADIB), em setembro de 2023, quando o especialista mineiro Dr. Vitor Arantes realizou o procedimento como médico convidado, agora o método passa a ser incorporado de forma estruturada à rotina do serviço. O início dessa prática no HGCA representa um avanço para os pacientes do interior da Bahia, que antes precisavam ser encaminhados à capital para acesso ao tratamento.

A técnica POEM consiste na criação de um túnel na parede do esôfago até o estômago, permitindo o corte da musculatura que impede a passagem adequada dos alimentos. Diferente da cirurgia convencional, é menos invasiva, proporciona recuperação mais rápida e devolve qualidade de vida a pacientes que sofrem com dificuldade de alimentação, vômitos e desnutrição.

“Já havíamos recebido a experiência do Dr. Vitor Arantes durante a JADIB, e agora damos continuidade a esse processo, consolidando a técnica no nosso serviço. É um procedimento inovador, que amplia as possibilidades terapêuticas do tratamento da acalásia e do megaesôfago no interior do estado. A partir de agora, passa a ser oferecido regularmente no HGCA”, explicou o médico endoscopista intervencionista Dr. Victor Galvão, coordenador do CHDI/HGCA.

O início dessa prática no hospital contou com a presença do especialista Dr. Marcos Clarencio, do Hospital Geral Roberto Santos, considerado referência no procedimento na Bahia. “O POEM é uma técnica segura e eficaz. Sua realização em Feira de Santana fortalece a descentralização de procedimentos complexos, beneficiando diretamente os pacientes atendidos pelo SUS”, destacou.

Também participou o médico endoscopista Dr. Eric Marins, coordenador do ambulatório de esôfago do HGCA, que ressaltou o caráter multidisciplinar do tratamento. “Os pacientes são encaminhados ao ambulatório por meio da Central de Regulação do Estado, onde passam por exames como manometria e avaliação radiológica. Após extensa discussão da equipe, é definido o tratamento mais adequado para cada caso, que pode ser cirurgia convencional, dilatação endoscópica ou o POEM. Isso garante segurança, individualização e os melhores resultados possíveis”, pontuou.

“O reforço do POEM no HGCA simboliza não apenas a adoção de uma técnica inovadora, mas também a descentralização de um procedimento de alta complexidade, antes restrito a Salvador, ampliando o acesso e fortalecendo o papel do hospital como centro de inovação e ensino em saúde”, afirmou Dr. Victor acrescenta que a iniciativa só foi possível com o apoio da Diretoria do hospital, e da SESAB que tem investido na estruturação do serviço.

Fonte: ASCOM/HGCA

Mais notícias