Mais do que uma reunião de lideranças, o encontro promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), na manhã desta segunda-feira (8), foi um espaço de troca, alinhamento e reafirmação do associativismo como caminho para o fortalecimento do setor produtivo. Reunindo presidentes de associações comerciais de diferentes municípios baianos, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), a pauta foi centrada em como garantir que cada entidade cumpra, de forma efetiva, sua missão de representar os interesses dos empresários.
Atualmente a Faceb congrega 146 municípios, e a cada encontro busca ampliar o diálogo com seus associados. Para o presidente da instituição, Cloves Cedraz, esse movimento é essencial para disciplinar, orientar e cobrar o papel das associações municipais frente aos desafios locais e também às pautas nacionais. “Tratamos dos serviços que geram receita, da relação das entidades com o empresariado e do posicionamento diante de decisões que estão em votação em Brasília. Nosso objetivo é fortalecer a representatividade, a geração de receitas sustentáveis e a criação de serviços que facilitem a vida do empresário”, explicou Cedraz.
Os presidentes presentes ressaltaram a relevância do encontro como espaço de união e aprendizado coletivo. Aparecida Carvalho, que lidera a Associação Comercial de Jacobina, destacou que a troca de experiências é um dos pontos mais valiosos: “Esses encontros são fundamentais porque ouvimos a demanda de todos. Estarmos juntos, compartilhando experiências, nos torna mais fortes”, afirmou.
Já para Elvis Stevam, presidente da Associação Comercial de Euclides da Cunha, a oportunidade de integração com outros dirigentes foi enriquecedora: “É muito importante para fazermos relacionamento, aprendermos com as práticas que dão certo em outros municípios e termos acesso à transparência da Faceb, que sempre traz novidades. Isso nos dá suporte para continuar a jornada do empreendedorismo, que sabemos ser um grande desafio no dia a dia”.
De Feira de Santana, o presidente da Acefs, Genildo Melo, reforçou o otimismo em relação à atuação da Federação: “A Faceb tem um futuro brilhante pela frente, porque conta com pessoas comprometidas em suas associações”, pontuou.
Próximos eventos
Durante a reunião, também foram discutidos os preparativos para o 13º Encontro Estadual do Empreender e o 3º Encontro Estadual do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC-Bahia) na Bahia, que acontecerão no dia 20 de outubro, no Centro de Convenções de Feira de Santana.
Segundo Herriette Cedraz, presidente do CMEC-Bahia, os dois eventos serão oportunidades únicas de integração e aprendizado. “No Empreender, teremos espaços para exposição de produtos, palestras e muito networking, reunindo representantes de todos os municípios contemplados pelo projeto. Já o Encontro do CMEC, neste ano, será aberto não só às diretorias, mas também às empresárias que estão transformando seus municípios. Nosso chamado é para que cada associação mobilize esforços e viabilize a participação dos empreendedores locais”, destacou.
Os encontros promovidos pela Faceb são periódicos e o presidente Cloves Cedraz ressalta que a partir da mobilização para grandes eventos, a Federação segue consolidando sua missão de fortalecer o associativismo e potencializar o desenvolvimento econômico dos municípios baianos.
Por Orisa Gomes