A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia. Cuca de Teatro tem a grata satisfação de apresentar a 17a edição do Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana. Este projeto é realizado com o apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital No 03/2023 - Eventos Culturais Calendarizados.
Desde sua criação em 2008, o Fenatifs conta com o apoio de muitas mãos para manter o seu compromisso de valorizar, fortalecer e desenvolver a produção teatral voltada às infâncias e juventudes em nosso país.
Em suas 16 edições anteriores (até 2024), o festival alcançou um público total de 204.925 pessoas, sendo 70% (145.000 pessoas) estudantes da rede pública de ensino e de instituições sociais, em sua maioria crianças de 5 a 11 anos de idade, que tiveram acesso totalmente gratuito à programação.
O Fenatifs é reconhecido por seu comprometimento, foco em formação, impacto cultural, educação, descentralização, reflexão crítica, pluralismo e alta qualidade técnica.
Esses atributos consolidam o Fenatifs como um dos mais completos e importantes festivais de teatro das regiões Norte e Nordeste, figurando entre os maiores do Brasil. As apresentações e atividades formativas são destinadas a grupos de teatro, artistas, estudantes, educadores e à comunidade em geral.
O 17º Fenatifs acontece no período de 01 a 12 de outubro de 2025 com participação de espetáculos selecionados e convidados através do Edital Fenatifs 001/2025, contando com a participação de grupos e artistas de todo o Brasil, sendo um festival catalisador e de grande impacto social.
Em 12 dias intensos, oferecemos anualmente mais de 50 atividades, entre apresentações, oficinas e palestras, impactando anualmente entre 12.500 a 15.000 pessoas. Com isso, consolidamos Feira de Santana como referência em teatro infantojuvenil, descentralizando a cultura para bairros periféricos e Distritos.
A Cia. Cuca de Teatro mantém o compromisso com a inclusão, sendo pioneira em acessibilidade. O Fenatifs conta com recursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, democratizando o acesso para a comunidade surda e pessoas cegas. Para o público, o acesso é mantido gratuitamente para estudantes da rede pública de ensino e a preços populares para a comunidade em geral.
--