Para conectar nova rede adutora e reservatório elevado em construção ao sistema em operação, o fornecimento de água precisará ser interrompido em Feira de Santana e região nesta quinta-feira (24).
Para possibilitar a interligação de tubulações da obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana, o fornecimento de água será interrompido a partir das 5h da manhã desta quinta-feira (24), nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis.
Essa intervenção consiste em etapa importante, em que é necessário finalizar a montagem de estruturas com a conexão das novas redes ao reservatório que também está em construção. Devido à complexidade desta operação, que envolve tubulações de grande porte e a operação de diversos equipamentos, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no final da noite do mesmo dia (24).
As interligações, segundo o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, são fundamentais para conclusão da 3ª etapa da obra de ampliação do sistema, que tem como objetivo aumentar a oferta de água, proporcionando maior segurança hídrica ao abastecimento na região, principalmente nos períodos de maior consumo, durante a estiagem.
“Os trabalhos seguem conforme o cronograma e as interligações são essenciais para a finalização da obra. Essa ampliação é estratégica para atender ao crescimento urbano da região e garantir maior regularidade no fornecimento durante estiagens prolongadas e períodos de altas temperaturas”, reforça.
RETOMADA | Após a conclusão do serviço, o fornecimento de água será retomado de forma gradativa nos municípios atendidos, sendo necessário encher novamente a rede distribuidora até voltar a abastecer os reservatórios dos imóveis da área atendida. Por isto, é recomendado que a população armazene previamente a água nos reservatórios domiciliares para que seja utilizada de forma segura e econômica, evitando usos que possam ser adiados, até que seja normalizado o abastecimento. A completa regularização deverá ocorrer no prazo de até 48 horas depois de concluídos os trabalhos.
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA| As obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento estão em andamento e incluem:
Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), com um aumento de 750 litros por segundo na capacidade de produção
Implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo
Construção de um reservatório elevado de 600 m³
Ampliação das estações elevatórias
Instalação de sistema de lavagem dos filtros, entre outras melhorias operacionais.
Com investimento da ordem de R$ 111 milhões, a obra permitirá aumentar para 2.250 litros por segundo a capacidade de distribuição de água tratada, beneficiando diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas nos seis municípios contemplados, além de promover maior eficiência no processo de tratamento e distribuição de água.