26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ESPORTE - 02/11/2019

Ranking de técnicos: Jorge Jesus, do Flamengo, é quarto, mas deve assumir a ponta até o fim do ano

Ranking de técnicos: Jorge Jesus, do Flamengo, é quarto, mas deve assumir a ponta até o fim do ano

É como se a temporada fosse uma maratona. A reta final vai se aproximando, e três corredores no primeiro pelotão parecem disputar a ponta. Um competidor, porém, destaca-se do segundo pelotão e encosta. No ritmo que está, sem poupar energia e correndo mais rápido que todos, é difícil não prever que ele cruze em primeiro a linha de chegada. A metáfora é perfeita para a situação de Jorge Jesus, técnico do Flamengo, no Ranking de Treinadores O Globo/ Extra.

Da última atualização, no começo de outubro, até hoje, Jorge Jesus comandou o Flamengo oito vezes. Foram sete vitórias e um empate. Quase 92% de aproveitamento em um período em que o time se classificou para a final da Libertadores e consolidou uma diferença de oito pontos para o Palmeiras no Brasileiro, o que deixou o técnico com mais de 95% de chance de ser campeão.

Só Renato Gaúcho ameaça

Jorge Jesus ainda não está na liderança porque só começou a comandar o Flamengo em campo em julho. O ranking leva em conta os últimos 12 meses do futebol brasileiro, ou seja, o português só acumulou pontos em um terço do período. Contudo, a pontuação também é calculada por uma média de desempenho mensal, uma regra que beneficia trabalhos curtos e vencedores (veja o regulamento completo no site do GLOBO), e aí, Jesus é imbatível. No equilíbrio da balança, a quarta colocação parece só lugar de passagem rumo ao prêmio de melhor técnico do ano em dezembro —Renato Gaúcho venceu em 2018.

E ser um novato no futebol brasileiro vai ajudar Jesus na reta final. Os pontos conquistados em novembro e dezembro do ano passado vencem em breve, e dificilmente os principais adversários conseguirão sustentar a pontuação alta conquistada.

Tiago Nunes, do Athletico, por exemplo, aparece pelo segundo mês consecutivo como melhor técnico do Brasil, mas a conquista da Sul-Americana de 2018 fará aniversário, e os pontos conquistados desaparecerão. Ainda que vença todos os jogos até o fim do ano, sua pontuação acabará menor do que a que Jesus tem hoje. Felipão, sem clube, não deve mais oferecer perigo e ainda perderá os pontos de campeão brasileiro de 2018.

Renato Gaúcho é o único que ainda ameaça, mas tem que dar tudo certo para o técnico do Grêmio e tudo errado para o rubro-negro. Após aquela noite de quarta de Libertadores no Maracanã, é difícil imaginar. EXTRA ONLINE

Mais notícias