Estavam casados há 21 anos e tinham três filhos. O marido, um empresário, vivia super ocupado com uma série de atividades. Um dia, a esposa o surpreendeu dizendo: “Eu sei que você tem outra mulher em sua vida e que a ama. A vida é muito curta e você deve reservar tempo para estar com ela e dar-lhe mais atenção”.
A OUTRA mulher, que minha esposa queria que eu visitasse, era minha mãe, viúva há treze anos. As muitas ocupações impediam-me de vê-la, a não ser, ocasionalmente, e sempre com pressa. Quando a convidei para jantar e ir ao cinema, ela perguntou: o que é que você tem? Você está bem? Ela intuía que um convite desse tipo só podia ser motivado por problemas muito sérios. Não mãe, é apenas um convite para jantar, só nós dois. Ficarei muito feliz com isso, respondeu a mãe.
A GRANDE noite chegou e os dois estavam um pouco nervosos, como se fosse o primeiro encontro. A mãe usava seu melhor vestido e os cabelos estavam caprichosamente penteados. Olhando um nos olhos do outro, colocaram em comum muitas conversas atrasadas e histórias bonitas. Tanto é verdade que acabaram perdendo o horário do filme. Mas, isso não teve importância, pois foi um jantar agradável e ela ficou realmente muito feliz.
QUANDO a deixei em casa, ela propôs uma condição: na próxima vez, eu pagarei o jantar. Uma semana depois, minha mãe faleceu de um infarto fulminante. Dias depois, me foi entregue uma correspondência do restaurante onde jantamos. Nela havia um cheque e um bilhete de minha mãe: “O jantar que combinamos, paguei adiantado, porque provavelmente, eu não estarei, mas quero que você e sua esposa vão jantar naquele lugar. Jamais poderás entender o que aquela noite foi para mim, te amo”. Aquele jantar modificou uma vida e uma família!
O TEMPO é um presente de Deus e deve ser usado com pessoas que amamos, porque não sabemos quanto tempo teremos e quanto tempo essas pessoas ficarão conosco. Ame intensamente sua mãe, seu pai, sua família, seus amigos e amigas. Não aposte no amanhã, porque o amanhã pode não existir. Reserve tempo para “jantar” com pessoas maravilhosas, que a vida colocou ao seu lado.
MARIA, Mãe de Jesus e nossa, modelo de todas as mães, elevamos a vós nossa prece, pela saúde e paz das mães pobres, ricas, solteiras, dos presidiários, dos filhos dependentes químicos, mães dos filhos deficientes, mãe de filhos enfermos e daquelas que lutam para que os filhos tenham uma profissão e moradia. Consolai as mães que choram pelos filhos que já partiram deste mundo. Amém.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
ESPECIAL
Dia das Mães: origem, impacto econômico e transformações sociais no Brasil
ESPECIAL
Em dez anos, Brasil teve 232 mil nascimentos em gestações de meninas de até 14 anos
ESPECIAL
Homenagem da equipe do Site Valter Vieira às Mulheres
ESPECIAL
Especialista alerta para excesso do consumo de bebidas alcoólicas no final de ano
ESPECIAL
Vitória da oposição em estados importantes impulsiona candidatura de Luiz Viana à presidência do Conselho Federal da OAB
ESPECIAL
Urban Institute e IBM ajudam cidades a medir transformação do espaço urbano
ESPECIAL
Dia do Professor: docentes contam como está sendo preparo para o Enem
ESPECIAL
Dia do Sexo: Especialistas explicam como o sexo pode beneficiar a saúde do corpo e da mente
ESPECIAL
CPRL: Homenagem ao Dia dos Pais
ESPECIAL
Live em homenagem a Irmão Lázaro reúne mais de 400 mil espectadores
ESPECIAL
Por que o plástico não precisa ser o vilão do meio ambiente?
ESPECIAL
Especial: confira a sugestão de jantar para o Dia dos Namorados em casa
ESPECIAL
Mensagem: Minha Mãe a pessoa mais importante do Mundo
ESPECIAL
Dia do Trabalho: Especialistas indicam como conseguir um emprego em meio à crise econômica
ESPECIAL
Busca por cuidadores de idosos cresce 50% na pandemia mesmo após início da imunização
ESPECIAL
Mulheres têm conquistas, mas caminho ainda é longo para igualdade
ESPECIAL
Estudo brasileiro acha variante de DNA ligada a maior chance de obesidade em mulheres negras
ESPECIAL
Caipirinha de morango: como fazer receita do drink com a fruta e pimenta-rosa
ESPECIAL
Pelé 80 anos: Rei do Futebol também fez história jogando na Bahia
ESPECIAL
No mês da prevenção ao suicídio, abrigos fazem o papel de família contra a solidão de idosos