26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ESPECIAL - 08/03/2019

Sete de cada 10 casos de feminicídio ou tentativa, parceiro é suspeito

Sete de cada 10 casos de feminicídio ou tentativa, parceiro é suspeito

Sete em cada 10 casos de feminicídio ou tentativa têm o parceiro como o principal suspeito, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo. Somente em janeiro deste ano, 179 mulheres foram vítimas de violência — mortas ou sobreviventes.

Ainda segundo o veículo, de cada quatro suspeitos, um tem histórico de violência ou antecedentes criminais. Os casos levantados — 119 feminicídios e 60 tentativas — ocorreram em 25 estados brasileiros. As vítimas têm em média 33 anos, enquanto o agressor, 38.

O levantamento da Folha também detalhou a motivação dos crimes. Brigas e desentendimentos por ciúmes ou desconfiança de traição correspondem a 25%. Enquanto isso, o inconformismo com o fim do relacionamento representa 18% dos casos.

Por fim, a pesquisa destacou que quase metade dos feminicídios e tentativas aconteceram dentro de casa. A faca foi o tipo de arma mais usada (41%).

Neste 2019, o Metrópoles inicia um projeto editorial para dar visibilidade às tragédias provocadas pela violência de gênero. As histórias de todas as vítimas de feminicídio do Distrito Federal serão contadas em perfis escritos por profissionais do sexo feminino (jornalistas, fotógrafas, artistas gráficas e cinegrafistas), com o propósito de aproximar as pessoas da trajetória de vida dessas mulheres.

O Elas por Elas propõe manter em pauta, durante todo o ano, o tema da violência contra a mulher para alertar a população e as autoridades sobre as graves consequências da cultura do machismo que persiste no país. Desde 1° de janeiro, um contador está em destaque na capa do portal para monitorar e ressaltar os casos de Maria da Penha registrados no DF. Mas nossa maior energia será despendida para humanizar as estatísticas frias, que dão uma dimensão da gravidade do problema, porém não alcançam o poder da empatia, o único capaz de interromper a indiferença diante dos pedidos de socorro de tantas brasileiras. METRÓPOLES

Mais notícias