O genro do presidente Lula (PT), o advogado Danilo Sampaio (PT), foi derrotado nas eleições para prefeito de Barra dos Coqueiros, localizado em Sergipe. Apesar do apoio do mandatário, o petista acumulou apenas 3,26% dos votos, o equivalente a 781 votos nas urnas, ficando em terceiro lugar na disputa.
Com o resultado, a briga judicial sobre a candidatura do genro do chefe do Executivo federal foi encerrada. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) havia indeferido o registro da candidatura dele devido ao relacionamento com a filha de Lula, Lurian Cordeiro.
A Corte regional entendeu que o relacionamento de Danilo com Lurian configurava uma relação estável, o que proibiria o advogado de concorrer a qualquer cargo nas eleições de 2024.
A Constituição, por sua vez, proíbe que cônjuges e parentes de até o segundo grau do presidente da República, de governadores e prefeitos concorram a cargo eletivo. Apenas reeleições são permitidas.
Novo prefeito
Na queda de braço pela prefeitura de Barra dos Coqueiros, quem levou a melhor foi Airton Martins (PSD), que chega ao seu quarto mandato na cidade. Em seguida, aparece Alberto Macedo (União Brasil), atual prefeito, que foi derrotado com 47,44% dos votos, isto é 11.317. Já o vencedor teve 49,30% dos votos, o que equivale a 11.817 votos.
Por Bahia.ba