O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (3), com questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No Brasil, 4,3 milhões de candidatos estão inscritos, destes 376.352 só na Bahia, considerada o terceiro estado com maior número de inscrições.
A abertura dos portões para a realização das provas acontecerá às 12h e os estudantes só poderão acessar os colégios até às 13h. A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que, para que não haja contratempo, o candidato chegue às 12h no local do exame.
As linhas de ônibus de Salvador estarão reforçadas neste domingo (3) para os candidatos que irão realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), das 10h às 18h haverá mais veículos de transporte público em circulação. O metrô na capital também terá alterações para estudantes que forem realizar a prova, que não precisarão pagar pelo serviço. Para a gratuidade, será preciso apresentar o comprovante de inscrição e o documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária.
Para realizar a prova, é fundamental que um documento de identidade com foto oficial (seja em formato físico ou digital) seja apresentado, além de ter caneta de tinta preta de corpo transparente. Também é necessário o cartão de confirmação da inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante, assim como alimentos e água em um recipiente transparente. O celular deverá ser desligado ao acessar a sala para realização da prova.
O exame é dividido por 45 questões de Linguagens, que abrangem Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, além de mais 45 questões de Ciências Humanas, que engloba História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Os candidatos também precisam elaborar uma redação com até 30 linhas.
Por Metro 1