23 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EDUCAÇÃO - 13/11/2023

Estudantes participam da segunda etapa do Enem e relatam expectativas para o ingresso no Ensino Superior

Estudantes participam da segunda etapa do Enem e relatam expectativas para o ingresso no Ensino Superior
Os estudantes da rede estadual de ensino participaram, neste domingo (12), em toda a Bahia, da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e relataram as suas expectativas para o ingresso no Ensino Superior, através da nota do exame. Desta vez, os candidatos responderam as provas de Matemática e de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), com cinco horas de duração. O gabarito das provas será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 24 de novembro e o resultado sairá no 16 de janeiro de 2024.

Assim como ocorreu na primeira etapa do exame, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu a ação de acolhimento e motivação “Tô com Você no ENEM”, com os estudantes, momentos antes deles entrarem em seus locais de provas. Na capital, por exemplo, a equipe esteve no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, e no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras, além das estações do metrô, onde distribuíram kits de lanche e adesivos motivacionais.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que participou da ação no município de Valença, ressaltou a importância desse acolhimento para os estudantes. “É um grande orgulho estarmos com um número crescente de candidatos realizando as provas e nós da rede estadual de educação recebemos os nossos estudantes em vários cantos da Bahia e isso é o estado dizendo a todos os nossos estudantes e de outras redes que nós apoiamos e estamos juntos no Enem”.

Para a chefe de gabinete da SEC, Rowenna Brito, que esteve presente durante a ação no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, o Enem é uma importante porta de entrada para o Ensino Superior. “Esse é o momento que os estudantes têm para poder ocupar os assentos das universidades. Historicamente esse direito foi negado para a maioria da população e a gente vem com as políticas públicas fortalecendo o Enem, para que o estudante possa chegar à universidade, permanecer nela e concluir o curso”, disse.

A estudante Mirella Laise Maciel, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Marcílio Dias, foi uma das primeiras candidatas a chegar no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida. Ela falou da sua expectativa para as provas e dos planos para o futuro. “Desde os meus dez anos de idade que eu sonho em ser médica e através do Enem eu acredito que possa realizar esse sonho. Eu vou dar o meu melhor para fazer boas provas, pois me preparei bastante estudando na escola e em casa”.

Fotos: Emerson Santos/ASCOM-SEC


Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mais notícias