27 de fevereiro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EDUCAÇÃO - 02/11/2023

Na reta final, técnicas de relaxamento auxiliam na concentração para o Enem

Na reta final, técnicas de relaxamento auxiliam na concentração para o Enem

É comum que ao se preparar para algo importante ou muito aguardado, sinais como tensão muscular, dor de estômago, suor excessivo e até insônia apareçam para chacoalhar o emocional de qualquer um. É assim que grande parte dos estudantes brasileiros se sentem nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para a maioria das instituições de ensino superior no Brasil.

Com a proximidade das provas, que este ano acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, os estudantes aceleram os métodos de aprendizado em busca de um bom resultado e é nessa hora que é preciso cuidar da saúde física e mental para não jogar fora os dias de estudo e dedicação. É o que explica o Professor do curso de Educação Física da Unime Lauro de Freitas, Ravelli Henrique de Souza. “A tensão muscular ocorre devido à resposta do corpo ao estresse, onde o sistema nervoso é ativado, desencadeando uma série de repostas físicas, incluindo a contração dos músculos do pescoço e das costas.

Ravelli ressalta que todos possuem algum grau de ansiedade, mas mergulhar em informações novas, em horas exaustivas de estudo no dia anterior à prova, vai servir de gatilho para dores no corpo e inquietudes no emocional. “A ansiedade pode prejudicar significativamente o desempenho do estudante, na hora da prova. Técnicas de postura e respiração são excelentes métodos para atingir o relaxamento e deixar a mente trabalhar de forma tranquila”, esclarece o professor.

A seguir, o profissional de educação física aponta dicas que ajudarão a manter a mente e o corpo equilibrados para a prova:

Respiração profunda: Respire profundamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita o processo várias vezes para reduzir o estresse.

Meditação: Dedique alguns minutos do dia para se concentrar na respiração e no objetivo do momento presente.

Exercício de relaxamento muscular: Comece massageando os pés e vá subindo pelo corpo, conscientemente relaxando cada grupo muscular.

Visualização do cenário: Imagine que está indo bem na prova, respondendo às perguntas com segurança. Isso poderá aumentar sua confiança.

Atividade física: Realizar uma atividade física leve ajuda na liberação de endorfina reduzindo assim o estresse. Uma caminhada rápida também podem ser uma boa opção.

Alimentação saudável: Evite cafeína e alimentos pesados no dia da prova. Opte por uma refeição leve e balanceada, com ingestão de bastante água que ajudará na hidratação do corpo.

Organização de tempo: Certifique-se de ter todo o material necessário em mãos. Priorize uma noite de sono tranquila que o ajudará no desempenho cognitivo e saia de casa com antecedência para evitar trânsito e intercorrências a caminho do local de prova.

É importante lembrar que esses sintomas se tornam debilitantes e, se recorrentes, devem ser acompanhados por um especialista que indicará as medidas para o tratamento eficaz.

 

 

Sobre a UNIME  

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (UNIME) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância. Presente no estado da Bahia, presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a UNIME oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina possui nota 5 no Ministério da Educação- MEC e oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de?aulas práticas.

 

 

Camila Crepaldi

Mais notícias