27 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EDUCAÇÃO - 01/07/2022

Programa do Livro e do Material Didático (PNLD) distribuiu obras para 2,1 milhões estudantes da Bahia

Ouvir a matéria:
 Programa do Livro e do Material Didático (PNLD) distribuiu obras para 2,1 milhões estudantes da Bahia

Em 2021, 2,1 milhões de crianças e jovens de escolas públicas da Bahia receberam obras didáticas gratuitamente por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O Estado possui 3,4 milhões de alunos matriculados na Educação Básica. No total foram distribuídos a escolas públicas da Bahia mais de 11 milhões de exemplares, destinados a matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. Os números fazem parte do primeiro Anuário da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), que foi dedicado ao PNLD, uma das políticas públicas de Estado mais consolidadas das últimas décadas.

“Acreditamos no papel transformador da Educação na sociedade, e o livro escolar é uma ferramenta essencial na democratização de conteúdos educacionais de qualidade. Ele é um aliado do professor, do aluno e da família, inclusive nas reformas educacionais, como o novo Ensino Médio, que entrou em vigor este ano”, disse Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros.

O “Anuário Abrelivros 2022” mostra também a enorme logística para distribuir o livro escolar nos quatro cantos do país. A cada ano uma carga de cerca de 80 mil toneladas é transportada em mais de 3 milhões de caminhões e até em navios por cabotagem, entre os portos de Santos (SP), Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus. E a distribuição chega a levar até três meses.

Por trás desses números está um personagem: o entregador dos Correios. Ele é responsável por levar os livros a crianças e adolescentes de 140 mil escolas dos 5.570 municípios brasileiros. Em 2021 foram distribuídos mais de 136 milhões de obras didáticas, para 28,8 milhões de estudantes.

 

“Com a pandemia também ficou ainda mais claro que os conteúdos dos livros escolares precisam ser multiplataformas, incluindo os recursos digitais, que dialogam com as novas gerações. E sem o livro não há aula de qualidade nem ensino-aprendizagem”, ressaltou Xavier, acrescentando que, no Brasil contemporâneo, a história da escola, da Educação, do livro e da própria Abrelivros passa, necessariamente, pela criação e pelo fortalecimento do PNLD.

O Programa foi criado há quase 40 anos, em 1985, por meio do decreto 91.542. E ganhou maior abrangência e rigor técnico nos anos 1990. Um marco nesta direção foi a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, em 1996. Hoje o PNLD é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC.

Para mais informações, acesse o conteúdo do Anuário Abrelivros 2022 -- PNLD no link

 

Sobre a Abrelivros 

 

A Abrelivros é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne as principais editoras de livros escolares. Para comemorar seus 30 anos, ganhou novo nome (Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais), lançou o Anuário 2022, nova logomarca, newsletter voltada a educadores, setor livreiro e gestores públicos e, ainda, reformulou o site oficial. A instituição tem como objetivos colaborar para aprimorar políticas no país nas áreas de educação, cultura, formação do educador, incentivo à leitura e à qualidade do livro. Por isso, defende a imunidade tributária do livro, prevista nas Constituições do Brasil desde 1946.

 

 

Informações para imprensa:

 

Danthi Comunicações 

 

Gustavo Villela 

 

Sergio Costa 


Foto: Ilustrativa

Mais notícias