24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EDUCAÇÃO - 18/06/2022

Diretoria da ADUFS organiza eleição para representantes nos conselhos superiores da UEFS

Ouvir a matéria:
Diretoria da ADUFS organiza eleição para representantes nos conselhos superiores da UEFS A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) fará nova eleição para definir os representantes da categoria que atuarão como conselheiros nos órgãos deliberativos da Uefs: o Conselho Superior (Consu) e no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Nestes espaços, são discutidas e formuladas a política acadêmico-administrativa da instituição. Os conselheiros assumirão a função durante o biênio 2022-2024. As eleições ocorrerão nos dias 6 e 7 de julho.

A diretoria da Adufs entende que ocupar os espaços de debates e ou deliberações fortalece o processo democrático na universidade, que terá políticas definidas com base nas especificidades dos docentes, discentes e servidores técnicos e, consequentemente, com base nas decisões referendadas por toda a comunidade acadêmica. O fornecimento da máscara de proteção facial aos trabalhadores da Uefs com a retomada das atividades presenciais, por exemplo, resulta da reivindicação dos professores, após a pauta ser remetida ao Consepe.

O fortalecimento das universidades e do processo democrático dentro delas faz-se ainda mais urgente na atual conjuntura, na qual são recorrentes a negação da ciência, cortes milionários ao orçamento dessas instituições, o incentivo ao descrédito na educação pública superior, a retirada de direitos dos servidores, a ameaça à autonomia universitária, liberdade didática, científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial. Ataques estes protagonizados e incentivados pelo governo Bolsonaro que, desde o início do seu mandato, faz declarações públicas contra a universidade pública brasileira, patrimônio do povo brasileiro e que teve sua importância ainda mais evidenciada por conta das ações de combate e controle da Covid-19.

 

Consu e Consepe

O Consu é o órgão máximo de deliberação da Uefs. É constituído pelo reitor, que atua como presidente; pelo vice-reitor, na posição de vice-presidente; pelos pró-reitores; diretores de departamentos; representantes discentes, do corpo técnico-administrativo e por um representante da comunidade regional por campus.

Já o Consepe, como órgão consultivo e deliberativo, coordena as atividades acadêmicas, através de seu plenário e das câmaras de Graduação, Pós-Graduação e de Pesquisa e Extensão. É formado pelo reitor, que ocupa a posição de presidente; pelo vice-reitor, que exerce a função de vice-presidente; pelos pró-reitores; diretores de departamento; coordenadores de colegiados de cursos; e representantes discentes.

Foto: Jornal Grande Bahia

 


Assessoria de Comunicação

Mais notícias