24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EDUCAÇÃO - 14/05/2021

UFRB inaugura a SEIVA e lança edital para seleção de projetos para incubação

UFRB inaugura a SEIVA e lança edital para seleção de projetos para incubação

 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou a sede da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Recôncavo (SEIVA) na manhã da última quarta-feira, 12 de maio, no campus de Cruz das Almas. A cerimônia teve transmissão online pela TV UFRB e contou ainda com a exposição de vídeos de saudação e apoio do ministro da da Ciência, Tecnologia, Marcos Pontes, do superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia, Jorge Khoury, e do diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Márcio Costa.

A SEIVA é um órgão institucional responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito de atuação da UFRB, incumbida de abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas. "A inauguração desse espaço fisico de articulação com a sociedade representa um marco da nossa instituição no fomento à cultura do empreendedorismo. É com muita satisfação que celebramos a Seiva", destacou o reitor, Fábio Josué.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Ferreira, a missão da Incubadora é apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica, como forma de promover o bem-estar social e desenvolvimento econômico e tecnológico, principalmente na região do Recôncavo da Bahia e nas áreas de atuação da UFRB e objetiva apoiar as iniciativas empreendedoras que estejam comprometidos com a concepção e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.

Também estiveram presentes na solenidade o professor Adson Mota em representação ao Fórum de Diretores dos Centros de Ensino da UFRB, o vice-reitor da UFRB, José Mascarenhas Bisneto, e o Coordenador de Criação e Inovação (CINOVA/UFRB), Edilson Pires. 

Na inauguração foi apresentada parte da estrutura física da SEIVA e anunciada a composição atual do conselho diretor, coordenação geral e secretaria administrativa da SEIVA, além de transmitido um vídeo especial com a participação do professor Ferlando Lima, pesquisador e docente da UFRB responsável pela primeira patente da UFRB.

Edital

Ainda na ocasião o pró-reitor Maurício Ferreira anunciou a abertura do Edital nº 02/2021 para seleção de propostas relacionadas a empresas de base tecnológica para participação do Programa de Incubação. O período de inscrições está aberto até o dia 11 de junho. O Edital está disponibilizando 5 (cinco) vagas, das quais 4 (quatro) vagas são destinadas à comunidade acadêmica da UFRB e 1 (uma) à comunidade externa. O período de incrições se encerra no dia 11 de junho.

Podem participar do edital:

1) Alunos de graduação e de pós-graduação da UFRB e de outras instituições de ensino superior pública e/ou privadas, desde que estejam associados com algum membro da comunidade acadêmica da UFRB, através de instrumentos de parceria público-privada;

2) Servidores públicos, na forma da lei;

3) Docentes inativos e pesquisadores inativos da UFRB e de outras instituições de ensino superior pública e/ou privadas, desde que estejam associados com algum membro da comunidade acadêmica da UFRB, através de instrumentos de parceria público-privada;

4) Empreendedores da iniciativa privada, através de instrumentos de parceria público-privada.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Confira o Edital.

Assista vídeo em: https://youtu.be/VFunI46hk

Assessoria de Comunicação
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mais notícias