19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

EDUCAÇÃO - 01/05/2020

4 a cada 10 alunos do ensino superior na Bahia não devem conseguir pagar mensalidade

4 a cada 10 alunos do ensino superior na Bahia não devem conseguir pagar mensalidade

Na Bahia, 4 a cada 10 alunos da rede privada de ensino superior declarou que é baixa a chance de manter a mensalidade em dia. Uma pesquisa realizada pela plataforma Quero Bolsa ainda mostrou que 32% dos estudantes de graduação na Bahia perderam emprego durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Outros 47% mantiveram a ocupação e 21% não tinham emprego.

Entre os que responderam, 43,9% têm baixa chance de manter a mensalidade em dia, enquanto 28,7% disseram que essa possibilidade é alta. Além disso, 40,8% apontaram que a chance de evasão é alta, enquanto 35,8% disseram que essa possibilidade é pequena.

 

Outro fator importante é que as IES vêm passando as informações corretas neste período conturbado. Segundo 73,6% dos estudantes, as instituições estão atualizando os estudantes. 17,8% dos estudantes apontam que acontece o contrário.

 

AULAS EAD
Segundo dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ), nos últimos 5 anos, 35,1% dos estudantes não têm a estrutura mínima para a realização do EaD (internet em casa e pelo menos um celular ou computador). Entretanto, por conta da pandemia e do isolamento social, muitas instituições de ensino presenciais migraram forçadamente para o EaD para poder continuar o semestre letivo.

 

Só que essa mudança desagrada os estudantes. 50,9% dos estudantes declararam baixa satisfação em relação a adaptação dessa modalidade de ensino, enquanto apenas 17,8% tiveram alta satisfação com essa mudança. 68,9% dos entrevistados responderam que têm a percepção de que o EaD tem menor qualidade que o ensino presencial.

 

PESQUISA
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 7 de abril pelo Quero Bolsa , plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior. Foram 4.491 participantes da pesquisa em todo o Brasil, em 406 instituições de ensino privadas. Na Bahia, foram 167 respondentes. Informações por Bahia Notícias


Mais notícias