A partir desta segunda-feira (14), as instituições de ensino superior brasileiras devem inscrever seus alunos no Enade 2025, exame obrigatório para estudantes de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia.
A prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do curso e da instituição, a partir do desempenho dos alunos, e é essencial para que o estudante possa colar grau. Os resultados serão usados para calcular os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
As inscrições para o Enade devem ser feitas pelos coordenadores dos cursos, e os alunos devem, até o dia 22 de novembro, preencher o Questionário do Estudante e verificar o local da prova.
A prova será aplicada em 23 de novembro, com duração de 4 horas. Ela será composta por questões de Formação Geral e Componente Específico, com 15 e 30 questões de múltipla escolha, respectivamente, além de uma questão discursiva para cada área de avaliação.
Entre os cursos avaliados no Enade 2025 estão bacharelados como Administração, Direito, Psicologia e Jornalismo, al
ém de tecnólogos em áreas como Design Gráfico e Gestão Comercial. O cronograma também prevê divulgação de gabarito preliminar até 5 de dezembro e o resultado final, com situação regular dos estudantes, em 13 de janeiro de 2026.