A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançaram o edital E-commerce.BR para impulsionar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O programa prevê o investimento de R$ 4,92 milhões em nove projetos inovadores que ajudarão micro, pequenas e médias empresas a superar desafios de logística, capacitação digital e comunicação online.
O edital será realizado em três etapas. Inicialmente, serão selecionados 20 projetos, um para cada unidade da federação nas regiões contempladas. Na segunda fase, nove projetos receberão apoio financeiro de R$ 380 mil cada. Desses, três avançarão para uma fase de escala, com duração de um ano, e receberão acompanhamento técnico e recursos adicionais de R$ 500 mil.
As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro e podem ser realizadas por Redes de Inovação, compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas que atuem no apoio a micro, pequenas ou médias empresas.
Segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, registrando crescimento de 4,8% em relação a 2022. Apesar do avanço, as vendas permanecem concentradas no Sudeste, que responde por 73,5% das transações. Já o Nordeste (7%), Centro-Oeste (3%) e Norte (1,3%) representam uma parcela significativamente menor do mercado.
Por Bahia.ba