23 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ECONOMIA - 21/05/2024

Petrobras encaminha ao Cade proposta para abandonar venda de refinarias

Petrobras encaminha ao Cade proposta para abandonar venda de refinarias

A Petrobras formalizou uma proposta para manter o controle de cinco refinárias junto ao Cade (Conselho Administrativo de defesa Econômica). Caso aprovada, um aditivo deve ser assinado para revogar o acordo firmado em 2019 que estabelecia a venda. O Cade emitiu um parecer favorável a revogação das negociações. 

A venda das refinárias foi uma política adotada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o período, medidas similares também foram adotadas para subsidiárias como a TAG, a BR Distribuidora e a Gaspetro, além d eoutros campos de Petróleo. 

No acordo consta que um mesmo grupo econômico não pode adquirir ativos potencialmente concorrentes. Dessa forma, a Refinária Landul´ho Alves (RLAM) e Refinária Abreu e Lima (RNEST) não poderiam ter o mesmo comprador. 

O mesmo se aplica para a Refinaria presidente Getúlio Vargas (Repar), Refinária Alberto Pasqualini (Refap) e a Gabriel Passos (Regap).

A estatal concluiu as alienações da RLAM, da Reman e da Unidade de Industrialização de Xisto (SIX). As negociações da RNEST, da Repar, Regap, Refap e da Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) não foram finalizadas. Caso o aditivo proposto pela Petrobras seja atendido, o compromisso para venda desses cinco ativos deixará de existir. 

Por Metro 1

Mais notícias