14 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ECONOMIA - 22/10/2023

Banco do Nordeste Cultural abre inscrições de edital para nova edição do programa Galerias Urbanas

Banco do Nordeste Cultural abre inscrições de edital para nova edição do programa Galerias Urbanas

O Banco do Nordeste Cultural abriu inscrições de edital para a nova edição do Programa Galerias Urbanas, que será expandido para todos os estados da área de atuação do Banco, após exitoso projeto-piloto no estado da Paraíba. As inscrições poderão ser feitas de forma online até o próximo dia 5 de novembro, por meio de formulário disponível no Portal do BNB.

O Galerias Urbanas é um projeto de intervenção artística realizado pelo Banco do Nordeste Cultural, que tem como objetivo fortalecer o papel institucional do BNB como garantidor de direitos culturais e promotor da cadeia produtiva das artes visuais nos estados que fazem parte da sua área de atuação. O projeto teve início em outubro de 2019, contemplando seis agências do interior da Paraíba, onde os artistas Shiko, Thayroni Arruda, Flora Santos, Dyógenes Chaves, Thaynha, Dedoverde e Besouro tiveram participação na confecção dos murais que homenagearam ícones da música do estado, como Jaguaribe Carne, Socorro Lira, Elba Ramalho e Jackson do Pandeiro.

Por meio da nova edição, o Programa Galerias Urbanas terá um investimento de R? 358 mil e contemplará 60 projetos de arte urbana. Os murais ficarão expostos em agências dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Podem participar da seleção artistas individuais maiores de 18 anos, grupos e coletivos, com comprovada experiência na área de artes visuais, desde que residentes no estado da federação onde está localizada a agência para a qual a proposta será enviada.

“O Programa Galerias Urbanas nasceu como uma retomada do diálogo entre as ações negociais e culturais desenvolvidas pelo Banco do Nordeste, após experiências exitosas, como a dos Espaços Nordeste, ocorrida entre os anos de 2009 e 2014, proporcionando à população atendida a oportunidade de conhecer a produção dos artistas paraibanos do grafite e enaltecendo a produção musical dos seus conterrâneos. Atualmente, são 18 painéis de 15 metros quadrados, distribuídas em seis agências da Paraíba”, explica Murilo Albuquerque, gerente da Célula de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste.

Para mais informações, acesse o Portal do BNB ou encaminhe e-mail para o endereço [email protected].

SERVIÇO
Edital para o Programa Galerias Urbanas 2023
Inscrições: 05/10/23 a 05/11/23
Para informações: [email protected] 
Instagram: @bancodonordestecultural 
 

 

IMPRENSA - Banco do Nordeste

Mais notícias