12 de maio de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ECONOMIA - 09/04/2021

Bolsonaro sanciona nova Lei do Gás

Ouvir a matéria:
Bolsonaro sanciona nova Lei do Gás

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou sem vetos, nesta 5ª feira (8.abr.2021), a nova Lei do Gás, que muda o marco regulatório do setor. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados em 16 de março, manteve o conteúdo original proposto pelo governo.

A nova Lei do Gás tem como objetivo facilitar a entrada de empresas privadas no setor de gás natural por meio de mudanças na forma de contratação (de concessão para autorização), do compartilhamento de estruturas existentes com terceiros mediante pagamento, entre outras mudanças.

A expectativa dos apoiadores da nova lei é que as alterações quebrem o monopólio da Petrobras, atraia competitividade para o setor e, assim, barateie o gás natural.

O monopólio da estatal não é definido por lei e já há mecanismos em andamento para sua quebra.  A Lei do Gás, no entanto, traz mecanismos que aceleram esse processo (entenda nos infográficos mais abaixo).

A legislação permite que empresas transportem o produto apenas com autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo), sem necessidade de uma concessão.

Dados da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres) indicam redução de 40% no custo do gás para indústria e transportes até 2028; aumento R$ 63 bilhões no fluxo anual de investimentos e geração de 4,3 milhões de empregos com a abertura do mercado de gás.

Os cálculos consideram cenário no qual o preço do gás nacional se igualaria ao internacional. Atualmente, o brasileiro é mais caro.

Outras instituições, no entanto, apontam que esse impacto não será alcançado com a nova lei do gás. Para a Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado), sem que haja incentivo à demanda, não haverá crescimento deste mercado.

A sanção do projeto é uma vitória do Executivo. Principalmente para o ministro da Economia, Paulo Guedes. Desde o início do governo o ministro deseja favorecer a entrada do capital privado no setor. Informações por Poder 360

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias