19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ECONOMIA & NEGÓCIOS - 27/07/2022

ASSAÍ E VALE DO DENDÊ: Vem aí uma educação da aceleraçãode negócios de alimentação

Ouvir a matéria:
ASSAÍ E VALE DO DENDÊ: Vem aí uma educação da aceleraçãode negócios de alimentação

Vale do Dendê, centro de inovação para as periferias de Salvador, em parceria com o Assaí Atacadistaanuncia mais uma edição do seu programa de aceleração voltado aos microempreendedores e empreendedores do mercado alimentício do Nordeste. Totalmente on-line, a “Aceleração de Negócios da Alimentação – Ano IV” selecionará 30 negócios, que passarão por uma imersão de aprendizagem na Pré-Aceleração de Negócios da Alimentação Vale do Dendê – Assaí para que estejam aptos a apresentar seus projetos e participar do processo de seleção para ser uma das 10 empresas aceleradas, que além do processo de desenvolvimento receberão R$ 5 mil cada. 

 

“Nessa quarta edição, o programa se consolida ainda mais como agente de empoderamento da cadeia produtiva da alimentação. Queremos atrair novos empreendedores e empreendedoras que desejam inovar no segmento e impulsionar nossa região na área de gastronomia”, comenta Paulo Rogério Nunes,?cofundador da aceleradora de impacto social. Nunes explica que para participar basta que seja empreendedor e proponha alguma inovação em negócios de alimentação, como por exemplo restaurantes, comércio ou vendas ambulantes.  

 

O programa já beneficiou mais de 90 empreendedores. Ele foi criado em 2020 para fomentar a sustentabilidade de negócios de base periférica afetados pela pandemia. Para participar do processo seletivo, basta acessar o link da inscrição até o dia 31/7 no site da Vale do Dendê. Os escolhidos para a pré-aceleração serão divulgados no dia 14 de agosto e passarão por um Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Crenças Limitantes, em 24 de agosto.  


Crédito: Divulgação

Food bike e nova filial  

 

Uma das aceleradas da última edição, a Tem Dendê Gourmet faz releituras modernas de tradicionais iguarias baianas, mas com respeito à cultura ancestral. A necessidade de modernizar a forma de comercializar seus produtos fez Danielle Sales revolucionar o modo de apresentar o acarajé e também adotar a utilização de uma “Food Bike” para levar seu tempero para eventos públicos e privados.?“A partir do contato com a Vale do Dendê, participo de eventos e feiras que dão visibilidade ao meu negócio”, revela a empreendedora que diz ter se sentido mais forte e acolhida no programa.  

 

Outro acelerado que está comemorando o avanço dos negócios é o Encantos da Maré, restaurante prestes a abrir sua primeira filial. Quando chegou ao programa em 2019, o pequeno espaço na Cidade Baixa de Salvador havia acabado de abrir. “Aprendi na Vale a importância oferecer algo a mais para que o cliente se encante da chegada à comida no prato”, conta a Chef Deliene Mota, proprietária do Encantos ao acrescentar ter crescido como pessoa e profissional no programa.  


Sobre a Vale do Dendê 

 

A Vale do Dendê é uma organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade tendo como foco principal a cidade de Salvador, Bahia, mas com ações em todo o Brasil. A organização teve início em novembro de 2016 e desde então já fomentou ecossistemas diversos em áreas como Gastronomia, Moda, Tecnologia, Games, Podcast e Música. Já foram aceleradas mais de 200 empresas em ciclos de treinamento, consultorias networking e doações financeiras. Além disso, mais de 1000 empresas já participaram de atividades da organização que mantém sua sede na principal estação de metrô e ônibus do Norte e Nordeste onde passam mais de 500 mil pessoas por dia. Site:?www.valedodende.org 

 

Sobre o Assaí Atacadista  

O?Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 220 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). É um dos maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país. 

Informações à Imprensa 

JULIANA VITAL / KEYLA PEREIRA

Mais notícias