17 de abril de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

CORONAVÍRUS - 15/03/2021

Salvador tem novo recorde na fila de regulação; novos leitos de UTI serão abertos em Itapuã

Salvador tem novo recorde na fila de regulação; novos leitos de UTI serão abertos em Itapuã

A cidade de Salvador registrou, nas últimas 24 horas, recorde de pacientes na regulação. Ao todo, foram 240 pessoas à espera de um leito clínico ou de UTI Covid, segundo o prefeito Bruno Reis (DEM).

 

"Regulamos 103 pacientes nas últimas 24 horas. Mesmo assim, amanhecemos, nas nossas UPAs, com 137 pacientes aguardando: 77 aguardam leitos de UTI adulto, três de UTI pediátrica. Se você somar 103 mais 137, são 240 pessoas precisando de leitos. Isso é recorde absoluto na pandemia, nunca vivemos essa situação", frisou o gestor em coletiva de imprensa virtual, realizada na manhã desta segunda-feira (15).

 

Na ocasião, ele anunciou a Operação Chuva, ao lado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.

 

Quanto à crise sanitária, Bruno contou que a cidade recebeu hoje 40 respiradores enviados pelo governo federal. O equipamento é necessário para pacientes acometidos com a Covid-19 nas unidades de terapia intensiva. "Por causa desses respiradores, vamos transformar 20 leitos do Hospital de Campanha de Itapuã em UTIs. No auge da primeira onda, tínhamos 228. Agora, serão 286 leitos de UTI", pontuou Bruno.

 

O gestor defende que o agravamento da crise na cidade não se deve à falta de leitos, uma vez que os governos municipal e estadual têm feito esforços para reabrir unidades desativadas e habilitar novas. Mas, no último mês, o número de casos de coronavírus e internações decorrentes da doença disparou. Por conta disso, a capital baiana está há duas semanas com restrições ao funcionamento do comércio e à circulação de pessoas, como forma de tentar conter a taxa de transmissão do vírus e, consequentemente, a pressão nos postos de saúde. Informações por Bahia Notícias

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias