15 de janeiro de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

CORONAVÍRUS - 14/07/2020

Coronavírus: 'Não há evidência de imunidade de rebanho no Brasil', diz braço da OMS para as Américas

Coronavírus: 'Não há evidência de imunidade de rebanho no Brasil', diz braço da OMS para as Américas

A chamada imunidade de rebanho ocorre quando o percentual de pessoas imunes ao vírus em uma dada população é tão alto que impede que a doença siga circulando.

A afirmação foi feita por Marcos Espinal, diretor do departamento de doenças contagiosas da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), da OMS, em resposta a um questionamento da BBC News Brasil.

Nos últimos dias, epidemiologistas e novos estudos passaram a sugerir a possibilidade de imunidade coletiva como explicação para a redução sustentada de novos casos de covid-19 em áreas como São Paulo e Manaus, que sofreram com surtos graves de coronavírus e têm vivenciado momentos de reabertura e maior circulação de pessoas sem novos picos da doença.

"Em Manaus, o número de casos subiu rapidamente, não foram adotadas medidas drásticas de isolamento social, os mortos foram enterrados em valas comuns no pico, e logo em seguida o número de casos diminuiu. Qual a causa dessa rápida queda do número de infectados em Manaus? Teria a cidade atingido a imunidade de rebanho? Um modelo matemático demonstra que isso pode ter ocorrido, e talvez esteja ocorrendo em cidades como São Paulo", escreveu o biólogo Fernando Reinach em sua coluna no jornal O Estado de S. Paulo no sábado.

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias