02 de dezembro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

CORONAVÍRUS FEIRA DE SANTANA - 26/07/2020

Exame que detecta Covid-19 será ofertado em UPAs, policlínicas e na Vigilância Epidemiológica

Exame que detecta Covid-19 será ofertado em UPAs, policlínicas e na Vigilância Epidemiológica

Todas as pessoas que apresentarem síndrome gripal serão submetidas ao exame PCR, considerado ultrassensível e que pode ser feito logo nos primeiros dias dos sintomas relacionados à Covid-19. 

Síndrome gripal, explica Melissa Falcão, que coordena o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em Feira de Santana, é febre associada a outro sintoma respiratório, como dor de garganta, nariz entupido ou coriza.

Melissa Falcão diz que o PCR, feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab - espécie de bastonete gigante, é o exame, não invasivo, que comprova a infecção nos dias iniciais.

A infectologista explica que teste rápido se mostra eficiente quando a doença está instalada no organismo há mais de uma semana.

Mesmo que não tenha febre – situação mais comum entre os idosos - mas que apresente ausências de paladar ou de olfato, sintomas característicos para a infecção por Covid-19, a pessoa poderá fazer o PCR.

O exame pode ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), policlínicas e na Vigilância Epidemiológica. “A ampliação do PCR independe de gravidade ou necessidade de internamento”, afirmou Melissa Falcão.

Ela disse considerar a notícia como muito boa. “Porque a gente já vem tentando (o exame) há um tempo prolongado”.

Informações por SECOM/PMFSA

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias