14 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

CARNAVAL - 14/02/2024

Festas de Carnaval em Salvador somam mais de nove milhões de foliões nas ruas

Festas de Carnaval em Salvador somam mais de nove milhões de foliões nas ruas
As Festas de Carnaval em Salvador somaram mais de 9 milhões de foliões, conforme dados fornecidos pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. O sistema contabilizou a quantidade de pessoas que passaram pelos Portais de Abordagem desde o Fuzuê, no dia três de fevereiro, até a madrugada desta terça-feira (13).

Em números absolutos, 5,1 milhões de pessoas passaram pelos circuitos Dodô (Barra/Ondina), 3,1 milhões curtiram no Osmar, e 750 mil aproveitaram a festa no Batatinha (Centro Histórico). A segunda-feira de Carnaval empatou com o sábado, com cerca de 2 milhões de pessoas curtindo nos circuitos. Foram 893 mil na Barra, 861 mil no Campo Grande e 213 mil no Centro Histórico de Salvador (CHS). Os dados foram apresentados durante uma reunião realizada no Quartel dos Aflitos, no bairro Dois de Julho, com a presença do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, secretários de Estado e outros gestores. 

O vice-governador e coordenador Geral do Carnaval, Geraldo Junior, enalteceu o trabalho das forças de segurança durante os dias de festa, destacando sua importância para o sucesso do evento. “A dedicação e profissionalismo demonstrados pelas nossas equipes de segurança têm sido fundamentais para garantir um Carnaval seguro e tranquilo para todos os foliões. Parabenizo sinceramente a todos os envolvidos por seu comprometimento e eficiência”.

O secretário da SSP, Marcelo Werner, afirmou que a organização do Carnaval é pautada pelo emprego de efetivo qualificado, tecnologia e inteligência. "Embora o evento seja meticulosamente planejado, é crucial realizar ajustes durante a festa para garantir seu sucesso. Seguimos com o compromisso contínuo em aprimorar o atendimento aos baianos e turistas".

Durante o Carnaval, as forças de segurança receberam amplo reconhecimento da população. Patrícia Feitosa é natural de Salvador, mas reside em Brasília há alguns anos. Ela ficou tão impressionada com o trabalho da Polícia Militar durante os dias de folia, que decidiu expressar sua gratidão em uma carta. "Saí todos os dias na pipoca, onde pude perceber a importância da polícia militar em manter a paz e interagir com os foliões. É crucial que haja essa troca e sintonia para que todos se divirtam. Sempre que passava um pelotão, eu fazia questão de agradecer pessoalmente, reconhecendo o trabalho deles."

Folia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na captura de 31 criminosos foragidos da Justiça, nos circuitos do Carnaval de Salvador e também na folia no município de Porto Seguro. As capturas ocorreram até a madrugada desta segunda-feira (13).

Os procurados por homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, associação criminosa, estupro, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia tentaram entrar nos circuitos e foram flagrados pelas câmeras.

No percurso Dodô (Barra/Ondina), 17 foragidos da Justiça foram encontrados, no circuito Osmar (Campo Grande) as Forças de Segurança alcançaram nove procurados, no Batatinha (Centro Histórico de Salvador) quatro pessoas com mandados de prisão acabaram presas e uma foi capturada no Carnaporto (Porto Seguro).

Prisões

Nos cinco dias do Carnaval de Salvador, ações ostensivas e investigativas resultaram nas prisões de 195 pessoas. Na segunda-feira (12), um caso de injúria racial foi registrado no circuito Dodô (Barra/Ondina). Uma mulher, natural do município baiano de Irecê, chamou uma foliã de "macaca". Ela foi presa, encaminhada para um Posto Policial e autuada. A criminosa passará por audiência de custódia. No total, 164 pessoas foram capturadas em flagrantes e 31 localizadas pelo Reconhecimento Facial.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Mais notícias