O plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) irá analisar na próxima segunda-feira (23) o bloqueio das redes sociais de Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura do estado. As informações são da coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo.
Os perfis do político está suspenso há quase um mês, mas o caso só foi liberado para julgamento no último domingo (15). Segundo apurado pela coluna, a demora do tribunal em enfrentar o caso gero estranhamento no TRE.
A suspensão dos perfis em suas redes sociais (Instagram, X, TikTok, Discord, YouTube e site oficial) partiu do juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. Ao determinar a suspensão no dia 24 de agosto, o magistrado justificou que o objetivo era impedir que seguidores que divulgassem conteúdos do candidato fossem remunerados - não permitido pela legislação eleitoral.
Com a suspensão, Marçal entrou com recurso no TRE para que a decisão do juiz de primeira instância fosse derrubado. Seu pedido foi negado no dia 29 de agosto pelo desembargador Claudio José Langroica Pereira e agora será analisado pela terceira vez no plenário do tribunal.
Por Metro 1