26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BRASIL - 29/03/2019

Bolsonaro nomeia militar para cargo de número 2 do MEC

Bolsonaro nomeia militar para cargo de número 2 do MEC

presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomeou nesta sexta-feira (29/3) um militar para o cargo de número 2 do Ministério da Educação (MEC). O posto de secretário executivo estava vazio desde o dia 13. Quem vai assumir agora é o tenente brigadeiro Ricardo Machado Vieira, que foi secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa e chefe do Estado maior da Aeronáutica.

Machado Vieira atualmente era chefe de gabinete no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC que cuida de compras de livros didáticos, transporte, merenda. Segundo fontes, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez pode ser demitido e Machado Vieira ficaria como ministro interino até o governo encontrar um outro nome.

Vélez foi chamado para um reunião com Bolsonaro nesta sexta-feira pela manhã. Ele havia anunciado outros dois secretários executivos e foi desautorizado pelo governo. O ministro enfrenta uma crise há mais de um mês marcada por disputas internas, mais de 15 exonerações, medidas polêmicas e recuos.

Machado Vieira é homem forte no círculo militar e pode ajudar a combater a influência dos chamados olavistas no MEC, segundo o Estado apurou. Ontem, Vélez nomeou dois simpatizantes do guru do bolsonaristas Olavo de Carvalho para assessores diretos dele.

Os cargos vagos no MEC têm causado paralisia na pasta. O governo deve anunciar ainda nesta sexta-feira um novo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep). Segundo mostrou o Estado, a falta de comando no órgão pode inviabilizar até a polêmica comissão formada para analisar questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). METRÓPOLES

Mais notícias