Quase metade dos brasileiros é contrária à reeleição para cargos do Executivo, como prefeitos, governadores e presidente da República. É o que revela pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta segunda-feira (21), que mostra que 49% da população se posiciona contra a possibilidade de mandatos consecutivos, enquanto 45% se dizem favoráveis, um cenário de empate técnico no limite da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais. Outros 6% não souberam ou não responderam.
A pesquisa detalha ainda recortes por gênero, idade, renda e região, revelando nuances no posicionamento dos eleitores sobre o tema.
Entre os homens, o percentual de rejeição à reeleição sobe para 53%, contra 43% favoráveis. Já entre as mulheres, há empate técnico: 47% a favor e 44% contra, com margem de erro de 3 pontos percentuais.
Na divisão por faixa etária, os jovens entre 16 e 34 anos são os que mais rejeitam a reeleição (50% contra e 42% a favor). O grupo entre 35 e 59 anos se mostra dividido (48% a favor e 47% contra). Já entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 48% se dizem contra, e 46% são favoráveis. A margem de erro nesse recorte é de 5 pontos.
O apoio à reeleição varia também conforme a renda familiar. Entre os que ganham cinco salários mínimos ou mais, 56% são contra e 41% a favor. O cenário se inverte na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos, com 49% a favor e 47% contra. Já entre os que recebem até dois salários mínimos, o empate é total: 45% para cada lado. A margem de erro é de 4 pontos.
Regionalmente, as maiores taxas de rejeição aparecem nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde 55% se dizem contra e 39% a favor da reeleição. No Nordeste, o apoio é ligeiramente maior (50% a favor e 46% contra). Sudeste e Sul também apresentam empates técnicos — no Sudeste, 49% são contra e 45% a favor; no Sul, 44% a favor e 42% contra.