Para proteger os baianos apaixonados, o Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) está nas ruas desde o dia 26 de maio, fiscalizando o comércio de prováveis presentes. Trata-se da Operação ‘Dia dos Namorados’, que tem como objetivo proteger o consumidor apaixonado na hora de adquirir o mimo a ser trocado na data comemorativa. A busca garante que os estabelecimentos sigam as normas de transparência e boas práticas comerciais, criando um ambiente mais justo e seguro para quem deseja marcar os dados com a permuta de lembranças.
Segundo o Procon-Ba, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, a operação segue até 12 de junho, data em que se celebra o ‘Dia dos Namorados’. A fiscalização abrange lojas de roupas, perfumarias, lojas de presentes, motéis, sexshops e restaurantes. Além de Salvador, a ação atingiu o comércio de cidades da região metropolitana, como Lauro de Freitas e Camaçari, ampliando o alcance e reforçando o compromisso do órgão com a proteção do consumidor.
Até esta quarta-feira, 04, foram visitados 173 estabelecimentos. Destes, sete foram autuados por irregularidades encontradas durante as inspeções. Entre as infrações estão a falta de preços em produtos e o descumprimento de promoções, o que prejudica a transparência e a confiança do cliente. Ambas as normativas são previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Motéis e restaurantes também serão fiscalizados especialmente nos dias próximos à data comemorativa. “O nosso objetivo é garantir que tudo ocorra de forma segura e dentro da lei, permitindo aos namorados uma celebração afetiva sem transtornos e sobressaltos”, declarou o superintendente do Procon-Ba, Tiago Venâncio.
O gestor reforça ainda a importância do papel do consumidor na denúncia de práticas abusivas ou ilegais. Quem perceber alguma irregularidade pode enviar denúncia pelo e-mail
[email protected] ou pelo portal
ba.gov.br , ajudando a fortalecer os direitos da população.
Assessoria de Comunicação - Ascom