15 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 17/06/2024

Educa Mais Bahia amplia atendimento da Educação Integral no Estado

 Educa Mais Bahia amplia atendimento da Educação Integral no Estado
O Governo da Bahia está ampliando o tempo de permanência dos estudantes da rede estadual na escola com uma série de ações voltadas para a formação integral. Por meio do Educa Mais Bahia, que faz parte das estratégias do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferta oficinas educativas de artes, esportes, música e de fortalecimento das aprendizagens.

Em Salvador, dois ex-estudantes do Colégio Estadual Dois de Julho, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, ministram as oficinas "Democracia e Cidadania" e "Ensino e Aprendizagem" para estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A primeira, conduzida pela oficineira Maria Dantas, aborda temas como terapia comunitária integrativa; segurança nas escolas; e bem-estar no ambiente escolar. "Eu me sinto muito feliz de estar contribuindo dentro de uma escola onde já estudei. Para mim, é gratificante tentar passar esse conhecimento e fazer com que os alunos entendam que eles são capazes. A ideia da oficina é estimular o pensamento para uma nova perspectiva de vida", ressalta.

Já na oficina "Ensino e Aprendizagem", Daniel Dantas utiliza os jogos relacionados à lógica para melhorar o cognitivo dos estudantes e a capacidade de retenção de informações, com foco em ajudar, de forma lúdica, a acabar com o medo da Matemática. Cada uma das oficinas conta com a participação de 25 alunos e promove um ambiente de aprendizado que vai além do conteúdo tradicional.

No Colégio Modelo de Senhor do Bonfim, o oficineiro Bruno Ribeiro está fazendo a diferença com suas aulas de yoga. Oferecidas para 45 estudantes, divididos em dois grupos, as aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, às 12h e às 15h. A prática de Yoga trabalha corpo e mente de forma integrada, ajudando no controle da ansiedade; do alívio de dores corporais; e da redução do estresse, melhorando o bem-estar dos participantes. "Estou gostando muito das aulas práticas com os estudantes. O yoga traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento desses estudantes", afirmou Bruno Ribeiro. 

Inscrições de oficineiros - Para se candidatar como oficineiro do Educa Mais Bahia, a pessoa interessada deve realizar o cadastro na plataforma do Programa Bahia Estado Voluntário (www.estadovoluntario.ba.gov.br) e escolher a escola onde deseja atuar. Os nomes dos voluntários irão compor uma lista na plataforma e os selecionados serão chamados para posterior capacitação. 

As atividades propostas pelo Programa Educa Mais Bahia são contextualizadas dentro da realidade do território de pertencimento e do projeto de vida dos estudantes. Elas dialogam com os macrocampos de cultura e artes; esporte e lazer; cultura digital; comunicação e uso de mídias; educação financeira e para o consumo; educação fiscal; educação para o trânsito; educação ambiental; direitos humanos e respeito às diversidades; educação antirracista; práticas de prevenção e agravos à saúde; promoção da saúde e alimentação saudável; e educação socioemocional, entre outros.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mais notícias