23 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 24/05/2024

Modernização da casa de farinha em assentamento de Santo Amaro melhora produção e condições de trabalho

Modernização da casa de farinha em assentamento de Santo Amaro melhora produção e condições de trabalho
No Assentamento 5 de Maio, em Santo Amaro, a Fazenda Nova Suíça se destaca pela produção de mandioca, especialmente após a modernização da casa de farinha, que beneficia diretamente 73 famílias que vivem e trabalham na área. Este empreendimento rural, fortalecido pelo apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem transformado a vida de assentados e assentadas, oferecendo novas oportunidades de renda e desenvolvimento comunitário.

Maria Luzia da Silva Vitória, conhecida como Preta, compartilha como o apoio da CAR foi importante. "Os benefícios foram essenciais para nós. A raspadeira, por exemplo, é fundamental porque antes fazíamos tudo manualmente. Além disso, todos os equipamentos da casa de farinha trouxeram a tecnologia para nós e trouxe uma fonte de renda para o assentamento. Para muitos, é a única fonte de sustento."

Preta destaca ainda outros benefícios trazidos pela unidade de processamento de mandioca. "Produzimos goma, beiju e massa puba, além de bolo, broa e farinha de tapioca. Consumo esses produtos, distribuo entre os vizinhos e vendo em outros assentamentos. Além disso, aproveitamos a raspa da mandioca para fazer esterco, adubo e ração”.

O assentado Antônio Miguel Filho, conhecido como Barbicha, também ressalta a importância das máquinas e equipamentos. "A mecanização reduziu nosso esforço físico. Raspar mandioca manualmente era um sacrifício que eu já não consigo suportar. Agora, com a casa de farinha, temos uma ocupação digna e uma fonte de renda. É aqui que valorizamos a mandioca que plantamos no assentamento”.

A casa de farinha da Fazenda Nova Suíça está em constante atividade, beneficiando cerca de 50 quilos de farinha por semana. Essa produção é distribuída para toda a região, abastecendo mercados locais e comunidades vizinhas.

Com aproximadamente três hectares de plantação de mandioca em área coletiva, além das áreas individuais, a fazenda exemplifica o potencial produtivo do assentamento. A colheita da mandioca é contínua, garantindo que a casa de farinha esteja sempre em movimento, refletindo a dedicação e o trabalho árduo das famílias envolvidas.

O apoio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem sido fundamental para a modernização e eficiência do processamento da mandioca na Fazenda Nova Suíça, trazendo melhorias significativas para a qualidade de vida dos assentados e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Fotos: André Frutuôso

Silvia Costa
Assessoria de Comunicação da CAR

Mais notícias