13 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 23/05/2024

Bahia celebra o Dia do Apicultor com destaque na produção nacional de mel

Bahia celebra o Dia do Apicultor com destaque na produção nacional de mel
Na quarta-feira, 22 de maio, celebramos o Dia do Apicultor, uma data que homenageia os dedicados profissionais responsáveis pela produção de mel e outros produtos apícolas. A Bahia, ocupa o quinto lugar no ranking nacional e se destaca com uma produção anual de 4.911.062 quilos de mel, dos quais 82% são provenientes da agricultura familiar.
Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, o crescimento da apicultura na Bahia é notável. "A atividade da apicultura aqui na Bahia vem se consolidando a cada ano. Os investimentos que o Governo do Estado da Bahia vem fazendo para esse segmento são fundamentais. A produção tem crescido anualmente graças a esses investimentos e ao potencial da apicultura para gerar oportunidades, especialmente no Semiárido baiano, onde muitas vezes essa é a única fonte de renda para famílias rurais”.
Ribeiro destaca que a distribuição de kits produtivos, o serviço de assistência técnica e o apoio às cooperativas e associações têm ampliado os investimentos nesse segmento crucial. “Celebramos o Dia do Apicultor reconhecendo o impacto dessa atividade nos biomas da Bahia e a importância dos investimentos que somam mais de R$ 80 milhões de reais nos últimos oito anos. Estamos falando de cerca de 160 unidades de beneficiamento e entrepostos de mel espalhados pelo estado”.
Um exemplo de sucesso é o da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), localizada em Ibotirama. Inaugurado pelo Governo do Estado em 2023, o entreposto, sob gestão da cooperativa, é essencial para a comercialização do mel produzido na região, que é vendido com a marca Velho Chico. O empreendimento foi viabilizado com um investimento de R$ 3,1 milhões, destinados à construção do entreposto, aquisição de equipamentos, kits de produção apícola e implementação de identidade visual.
Rafael Farias, diretor-presidente da Coopamesf, ressalta a transformação que a cooperativa trouxe para a apicultura na região. "A Coopamesf veio para contribuir com o desenvolvimento da apicultura na região. No início dos anos 2000, os produtores não tinham como comercializar seu produto. Inicialmente, tínhamos um entreposto, mas precisávamos ampliar nossa estrutura para atender à demanda crescente. Com o apoio da CAR, nossa produção passou de 60 mil quilos para 350 toneladas por ano. Esse investimento trouxe uma evolução significativa para a apicultura na região e mudou a visão dos produtores sobre a atividade."
Lidiane Oliveira, diretora administrativa e comercial da Coopamesf, reforça os benefícios dos investimentos. "Antes, trabalhávamos de forma manual e limitada. Agora, com os investimentos da CAR, temos uma unidade ampla e automatizada, aumentando nossa capacidade de produção. Atendemos às demandas dos clientes em diversas regiões, como o Oeste da Bahia, Irecê, Bom Jesus da Lapa, além de Salvador e Feira de Santana. Estamos preparados para expandir ainda mais nossa presença no mercado”.
Fotos: André Frutuôso
Silvia Costa 
Assessoria de Comunicação da CAR 

Mais notícias