13 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 17/05/2024

Projeto Se Ligue no Óleo chega ao Mercado de Arte Popular de Feira de Santana

Projeto Se Ligue no Óleo chega ao Mercado de Arte Popular de Feira de Santana
Foi lançado na manhã de terça (14), o Projeto Se Ligue no Óleo no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana. No prédio histórico, que é um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade, foram instalados dois pontos de coleta de óleo de cozinha usado, para receber o material dos restaurantes que funcionam no local e também do público que frequenta o espaço.  
A iniciativa, realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), busca dar a destinação correta ao óleo utilizado no preparo de frituras e alimentos – que é reciclável – encaminhando-o à ong Movimento Água é Vida. O objetivo é evitar o descarte incorreto na pia ou diretamente no meio ambiente e os prejuízos decorrentes dessa prática, como o entupimento das redes de esgoto e a poluição. 
O Mercado de Arte Popular hoje possui dez restaurantes. Proprietários e trabalhadores de restaurantes e lanchonetes foram orientados sobre o descarte. “Fizemos uma roda de conversa com as pessoas que trabalham no Mercado e passamos nos estabelecimentos dando orientações sobre o Projeto. Nosso objetivo é mostrar que temos uma opção viável e ambientalmente saudável para o descarte”, destacou a assistente social da Embasa, Cindy Liana.  A estimativa é de coletar 60 litros de óleo usado por semana. 
O administrador do Mercado de Arte Popular, Valdir Santos, parabenizou a Embasa pelo programa Se Ligue no Óleo. “São esforços para conscientização e promoção de práticas ambientalmente responsáveis de ‘tirar o chapéu’”. Ele destacou que são informações que devem ser divulgadas e compartilhadas por todos e especialmente com estabelecimentos como restaurantes, bares, pastelarias, vendedores de acarajé, dentre outros, com produção contínua de óleo de fritura. “O descarte inadequado deste material nocivo pode resultar em sérios danos ao meio ambiente. Por isso, é fundamental enfatizar a importância de descartar o óleo de fritura de maneira correta, utilizando os locais apropriados. É dever de todos nós contribuir para um futuro mais sustentável e saudável para futuras gerações”, afirmou.  
Como destinar - Descartar corretamente o óleo de cozinha usado é fundamental para evitar a obstrução das redes de esgoto. “Quando o óleo é jogado diretamente na pia, acumula nas tubulações e gera entupimento da rede. Jogar diretamente no meio ambiente ou no lixo também não é uma opção, já que o óleo pode chegar aos cursos d’água. Apenas um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água” informa o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto. 
Para descartar corretamente o óleo de cozinha usado, deve-se esperar o óleo esfriar após o uso, coar e colocá-lo em uma garrafa PET. As garrafas podem ser depositadas nos pontos de coleta no Mercado de Arte ou no Supermercado São Roque na Rua Tomé de Souza. -

Unidade de Comunicação Empresarial - PCE
Regional de Feira de Santana

Mais notícias