15 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 19/02/2024

MP participa de reunião para discutir plano emergencial contra dengue no estado

MP participa de reunião para discutir plano emergencial contra dengue no estado

O Ministério Público estadual participou na manhã do dia 17, de reunião convocada pelo Governo do Estado para discutir o Plano Emergencial de Contingência da Dengue, realizada na sede do Centro de Operações de Inteligência de Segurança Pública (COI), no CAB.

Participaram do encontro, presidido pelo governador Jerônimo Rodrigues, a ministra da Saúde Nísia Trindade (de forma virtual), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Jacques Wagner, o procurador-geral de Justiça eleito Pedro Maia, o promotor de Justiça de Saúde Rogério Queiroz, a secretária estadual de Saúde Roberta Santana, os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, respectivamente Paulo Coutinho e Adson Marchesini, representante do Exército, diversos secretários estaduais e 43 prefeitos e representantes municipais (presencial e virtualmente) dos municípios que se encontram em situação de epidemia, risco e alerta. "A intenção nossa aqui hoje é apresentar considerações técnicas da área da saúde, do cenário nacional e estadual, ouvir todos vocês e sair daqui com um plano conjunto de emergência alinhado", afirmou o governador. 

O PGJ eleito e atual chefe de Gabinete do MP, promotor de Justiça Pedro Maia, afirmou que o MP não medirá esforços para colaborar com a execução do plano, de modo que os casos de dengue sejam controlados por meio das medidas e estratégias de contenção adotadas pelo Poder Público, nas esferas estadual e municipal. "Realmente é algo muito importante, onde cada ente federado se coloca à disposição, dividindo a responsabilidade numa causa social de grande relevância, a saúde pública. O Ministério Público sempre vai estar presente como indutor de políticas públicas, fiscalizando o trabalho, colaborando com essa rede que está se formando para enfrentar o grave problema da dengue, que chega ao Brasil, neste início de ano, com muita força”, disse Pedro Maia.

Segundo dados do Governo, 43 municípios baianos estão em situação de epidemia,  risco e alerta. Entre 31 de dezembro do ano passado e o último dia 14, conforme a Secretaria de Saúde (Sesab), foram registrados 6.300 casos prováveis de dengue em todo estado.

Fotos: Sérgio Figueiredo

Por Ministério Publico Bahia

Mais notícias