14 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 01/12/2023

SUSAF vai ampliar possibilidade de comercialização dos produtos da agricultura familiar

SUSAF vai ampliar possibilidade de comercialização dos produtos da agricultura familiar

O Governo do Estado da Bahia viabilizou uma ampliação significativa das possibilidades de comercialização de produtos da agricultura familiar com o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). Com isso, a comercialização de produtos de origem animal certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderá ocorrer em todo o estado, proporcionando um novo horizonte para agricultores (as) e empreendedores (as). 

O SIM desempenha um papel crucial nesse avanço. Certificando produtos de origem animal, como mel, carne e ovos, o selo garante que esses itens atendem aos padrões de qualidade e segurança sanitária. Anteriormente, essa certificação estava restrita aos territórios sob abrangência dos consórcios públicos intermunicipais. Agora, com o SUSAF, essa barreira é removida, permitindo que produtos certificados alcancem todo o estado. A iniciativa não apenas impulsiona a economia local, mas também oferece aos consumidores acesso a produtos de qualidade. 

 

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ressalta a importância do SUSAF. “A CAR já apoiou a implantação do SIM em 290 municípios na Bahia. São 135 agroindústrias certificadas e 742 produtos que possuem o selo do SIM. Com o SUSAF, além de ampliar a comercialização dos produtos certificados com o SIM para toda a Bahia, vamos poder concretizar a presença dos produtos da agricultura familiar nas redes atacadista e varejista de todo o Estado”. 

 

A ação é uma vitória também da parceria entre a CAR e os consórcios públicos intermunicipais. É o que diz o prefeito de Castro Alves e presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia), Thiancle Araújo. “O SUSAF vai representar mais oportunidades para que os pequenos produtores tenham mais mercado consumidor para esses produtos. É este olhar diferenciado da CAR e do Governo do Estado que vai ajudar e muito os nossos agricultores familiares”, analisou o presidente da Federação. 

 

Agricultores satisfeitos 


Entre as agroindústrias e empreendimentos já certificados pelo SIM e que agora vislumbram um novo horizonte nas vendas está a Fazenda Licurizal, localizada em Santanópolis. Por lá, o queijo Coração de Massapê, premiado no Mundial do Queijo de Tours, na França, agora poderá intensificar as vendas para fora dos limites do território Portal do Sertão, como afirma o produtor João Campos. “A nossa expectativa é a melhor possível porque vamos ultrapassar as fronteiras municipais e dos consórcios e vamos conseguir vender os produtos, especialmente em grandes cidades como Salvador”, comentou João. 

 

Já a empreendedora Ivanna Trindade, que produz embutidos e defumados de origem suína como bacon, linguiças e salames, em Barreiras, parabeniza a parceria entre a CAR e os consórcios em todo esse trabalho de certificação dos produtos. “A palavra que define este momento é gratidão a todos os envolvidos, em especial ao Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid), que sempre acreditou no potencial dos pequenos produtores. É um sonho para a Oficina do Porco&Cia ver os produtos serem consumidos em outras regiões da Bahia”, comentou Ivanna. 

 

O presidente da Associação dos Apicultores, Meliponicultores e Agricultores Familiares de Tanque Novo, Erenildo de Magalhães, comenta como o SUSAF vai impactar na apicultura da região. “Hoje a gente comercializa em 18 municípios que compõem o Consórcio Alto Sertão, mas com o SUSAF a gente acredita que não só vamos ampliar as vendas como também incentivar mais pessoas a se interessarem pelo ramo da apicultura”, informou Erenildo. 

 

Na avicultura caipira, os produtos de qualidade da marca Caipira da Terra, de Carinhanha, agora poderão alçar voos maiores. Para a secretária de Agricultura do município, Ivani Pereira, esse é mais um passo positivo para a comercialização dos itens. “O SIM consorciado já foi um grande passo para a comercialização. Agora com o SUSAF, a avicultura caipira poderá chegar aos municípios vizinhos e por toda a Bahia. É uma grande conquista para a gente. Vai ser mais valorização para os agricultores e mais credibilidade para os consumidores adquirirem os produtos do nosso rural”. 

 


Silvia Costa 

Assessoria de Comunicação da CAR 

www.car.ba.gov.br  

Mais notícias