19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 26/07/2022

Sobradinho vai sediar 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura

Ouvir a matéria:
Sobradinho vai sediar 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura

Comercialização de produtos derivados da tilápia, palestras, oficinas, feira e Cozinha Show, todas essas atividades fazem parte da programação do 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura, que será realizado no próximo sábado (30), no Terminal Pesqueiro de Sobradinho. O Festival, organizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados dos Peixes de Sobradinho (Coopes) traz como tema: ‘Nosso rio, nossa riqueza’ e visa atrair pescadoras/es, piscicultoras/es, técnicas/os, autoridades, pesquisadoras/es e sociedade em geral.  

 

A ideia do Festival surgiu da necessidade de divulgar os produtos, dar visibilidade à estrutura de beneficiamento do pescado e valorizar a atividade de pesca artesanal e piscicultura em tanques-rede, com agregação de valor ao pescado do Lago de Sobradinho. “E assim, atrair múltiplos olhares para a nossa marca: Sobradinho Pescados, divulgar os produtos da Coopes, atrair empreendedores para o território e consolidar parcerias”, destaca a presidenta da Coopes, Rosália Araújo. 

 

A Coopes foi fundada em 2003, por pescadoras/es que desejavam agregar valor ao pescado da beira do Rio São Francisco. Atualmente, a Cooperativa conta com 80 famílias produtoras que têm melhorado de vida com essa atividade, sendo a maior parte das cooperadas, mulheres.  

 

Para a coordenadora administrativa do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Nívea Rocha, o Festival, que visa evidenciar o potencial econômico e a organização, principalmente das mulheres, deverá ampliar a discussão de pautas necessárias à categoria, potencializar culturas populares e científicas. “As mulheres viram na piscicultura a fortaleza para empreender, agregar renda, empoderar e contribuir com o mercado local e territorial, a partir do beneficiamento das especiarias do pescado”.  

 

Produtos 

 

Dentre os produtos que os visitantes poderão encontrar no Festival, há diversas formas de beneficiamento da tilápia, que é o “carro-chefe” da Coopes, como: linguiça de tilápia, bolinho de tilápia, tilápia em posta, filé de tilápia, espetinho de tilápia, entre outros, todos com certificação de qualidade.  

 

A vice-presidenta da Coopes, Neuraci Silva, conta como acontece o processo de fabricação da linguiça de tilápia, um dos destaques da Sobradinho Pescados. “A linguiça de tilápia é um produto nobre, pois leva 50% de filé e o restante de Carne Mecanicamente Separada (CMS). A gordura utilizada é apenas a extraída da cabeça do peixe, com grande valor nutritivo, e muito aceito em supermercados, bares e restaurantes”.  

 

O evento conta com o apoio do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), do Irpaa, da Central das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga) e da Prefeitura Municipal de Sobradinho. 

 

Serviço: 

 

O quê: 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura 

Local: Terminal Pesqueiro de Sobradinho 

Data: 30 de julho de 2022  

 



Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

Mais notícias