27 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 25/08/2021

Lençóis vai sediar feira de artesanato

Ouvir a matéria:
Lençóis vai sediar feira de artesanato

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, é o próximo a ser contemplado com uma edição especial das feiras regionais da Bahia, com agenda confirmada para os dias 28 e 29 de agosto, sábado e domingo próximos, das 15 às 21 horas, no Mercado Cultural.

A programação visa estimular a produção e o comércio de artesanato, como forma de reduzir as perdas registradas desde o início da pandemia, registrando-se 17 meses de recuo na visitação das cidades e, portanto, nas vendas das mercadorias.

O objetivo é reunir peças da melhor qualidade, destacando aspectos próprios de cada região, demonstrando as múltiplas maneiras de se revelar a Bahia, distribuídas em cada território de identidade.

A realização da feira em Lençóis fortalece o turismo, ao ampliar a divulgação, no momento de recuo da pandemia, apesar da necessidade de se manterem todos os cuidados, enquanto a imunização não alcança todos os braços.

Entre as técnicas da produção artesanal da Chapada Diamantina estão modelagem, pintura à mão livre, entalhe, ourivesaria, renda, macramê, papietagem, trançado e tecelagem, entre outros, destacando-se as obras em cerâmica famosas internacionalmente do artista Jotacê.

O Mercado Cultural fica numa edificação ao estilo colonial do século XIX, representando o período de auge da extração de diamantes na cidade, e já vem sendo ponto de encontro entre os artesãos da cidade e os visitantes há pelo menos duas décadas.

Entre as peças mais procuradas estão as famosas mandalas, produzidas a partir de reproduções fotográficas, e as imagens de gnomos, feitos de resina, em situações e colorações as mais diversas, impossíveis de encontrar em qualquer outro lugar, exceto Lençóis.

Por   A TARDE

Mais notícias