20 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 13/09/2019

Justiça Federal revoga liminar que proibia abate de jumentos na Bahia

Justiça Federal revoga liminar que proibia abate de jumentos na Bahia

Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT1) expediu, nesta quinta-feira (12), uma decisão que beneficia os frigoríficos da Bahia que atuam com o abatimento de jumentos, com a derrubada da liminar que proibia o abate dos animais em todo o estado.

A liminar foi concedida em dezembro do ano passado, atendendo à solicitação de cinco entidades de defesa dos animais, que entraram com uma ação civil pública contra a União e o estado da Bahia. Além de denúncias de maus tratos em um frigorífico de Itapetinga, as entidades defendiam a importância do jumento para a cultura nordestina.

Os pedidos foram acatados em primeira instância, quando a liminar foi concedida. A estimativa é que os frigoríficos baianos tinham receita de cerca de R$ 40 milhões com a comercialização da carne de jumento. Já na decisão em segunda instância, o vice-presidente do tribunal, Kassio Marques, entendeu que a liminar fere a economia pública e promove déficits na geração de emprego e renda.

Exportação
A revogação da liminar veio na mesma semana em que 25 novos frigoríficos brasileiros foram autorizados a exportar para a china. Entre eles, um estabelecimento baiano, o Frigorífico Nordeste - Pecuária, Indústria e Comércio. Conhecido como Frinordeste, localizado no município de Amargosa. Ele é um dos três frigoríficos do estado especializados em abate de jumentos.

Os representantes da empresa acreditam que a habilitação para o mercado chinês é um indício de que o estabelecimento cumpre todas as regras exigidas para fornecimento de carne. “Isso reafirma nosso trabalho voltado para a excelência na produção. Temos todas as licenças exigidas para as indústrias, somos regularmente fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, seguimos a legislação e as regras rigorosas do mercado internacional”, afirmou Alex Bastos, diretor-executivo do frigorífico. B NEWS

Mais notícias