19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 05/09/2019

O governador quer incentivar o velho trabalho infantil”, diz Targino sobre afirmações de Rui*

O governador quer incentivar o velho trabalho infantil”, diz Targino sobre afirmações de Rui*

O deputado estadual Targino Machado (DEM) classificou como absurda a declaração do governador Rui Costa (PT) sugerindo a flexibilização dos horários das aulas em escolas da zona rural para que alunos possam ajudar os pais durante os períodos de colheita. Para Targino, que lidera a bancada de oposição na Assembleia Legislativa, o governador agiu de forma irresponsável ao "fazer apologia ao trabalho infantil".

“No passado, o governador defendeu o pagamento de mensalidade por alunos da universidade pública, o que é um ataque à educação. Agora, ele vem a público para defender a suspensão de aulas por conta da colheita, e ainda diz que é para diminuir a evasão. Na verdade, governador, o senhor quer incentivar o velho trabalho infantil, mandar crianças no contraturno para carvoarias, para pedreiras”, criticou.

Targino recorda que a Bahia é o terceiro estado com maior número de registros de exploração do trabalho infantil do país, de acordo com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) feita pelo IBGE. São 250 mil crianças exploradas na Bahia, que fica atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

O líder da oposição ressalta que o governador deveria priorizar a educação ao invés de incentivar o trabalho infantil. “Não é a escola fechando que a realidade vai ser transformada. O governador precisa é investir na educação, na escola em tempo integral. O aluno vai ficar no contraturno e possibilita que os pais possam participar da colheita por mais tempo sem se preocupar com as crianças. O posicionamento do governador é uma vergonha”, diz.

Mais notícias