27 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 27/08/2019

Arimateia critica portaria que propõe o fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia

Arimateia critica portaria que propõe o fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia

deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) criticou, nesta segunda-feira (26), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a portaria do governo estadual que aprova o Plano de Desinstitucionalização na Bahia.

Na prática, a Portaria 352, de 13 de agosto de 2019, do governo do Estado, que foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (23), trata do fechamento dos hospitais psiquiátricos do estado. Um em cada cinco jovens, até 2020, terá a depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para ilustrar o tema, o parlamentar afirmou que essa Portaria vai na contramão da Nova Política Nacional de Saúde Mental. Em seu pronunciamento, o republicano salientou que os hospitais psiquiátricos são a alta complexidade da rede de atenção integral ao portador de transtorno mental. “Situação muito preocupante, pois não temos ainda uma Rede de Atenção Básica e na Média Complexidade, tampouco hospitais gerais adaptados e humanizados para receberem esses pacientes específicos no estado da Bahia”, disse Arimateia.  

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, somente o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira fez, em 2016, 33,3 mil atendimentos – 15.741 na ala de psiquiatria e 17.640 nas demais categorias. Nesse contexto, José de Arimateia enfatizou ainda que existem mais de 44 pacientes institucionalizados. 

“Nitidamente, pode-se perceber que os hospitais psiquiátricos deveriam ser requalificados e não fechados, porque essa decisão deixará, a partir de agora, 60 mil pessoas praticamente desassistidas na Bahia”, enfatizou, lembrando que pelo menos 4% da população apresenta doenças mentais graves, além de tirar 15 anos de expectativa de vida.  

A matéria é defendida pelo parlamentar desde 2017, quando ele era presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia. Na época, ele foi um dos organizadores das mobilizações para o não fechamento dos Hospitais Psiquiátricos da Bahia. 

“O Governo Rui precisa se pronunciar, pois a população está apreensiva e necessita de respostas. Conclamo para que os nobres deputados juntem-se a nós nessa luta. Trata-se de uma causa suprapartidária, pois estamos falando de vidas, de diversas famílias, que estão clamando por uma assistência justa, assídua e de qualidade”, finalizou. B NEWS 

Mais notícias