O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatou um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e determinou a interdição imediata da Comunidade Terapêutica CT Vidas, localizada no município de Ipirá, no interior do estado. A medida foi tomada após a comprovação de denúncias de maus-tratos, negligência e condições degradantes impostas a 89 pessoas em situação de vulnerabilidade que estavam internadas no local.
O centro terapêutico, que acolhia principalmente idosos, pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos, funcionava de forma clandestina e irregular. A interdição física da unidade já havia ocorrido na última quinta-feira (23), em ação conjunta do MP-BA com as Polícias Civil e Militar.
Cenário de degradação humana
De acordo com os promotores de Justiça Leandro Ribeiro e Laise Carneiro, responsáveis pela ação, o MP-BA recebeu uma série de denúncias que incluíam, além dos maus-tratos e negligência, alimentação precária, internações ilegais e exploração de vulneráveis.
Inspeções realizadas pela Coordenadoria de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do MP-BA, com a participação da assistente social Thaís Santos Oliveira, revelaram um cenário alarmante. O relatório descreve que os internos eram mantidos em um “ambiente insalubre, privados de liberdade e sem qualquer assistência médica adequada”.
Entre as irregularidades encontradas, destacam-se: portas trancadas com cadeados, banheiros em condições de extrema sujeira, acúmulo de lixo e quartos sem ventilação. O promotor Leandro Ribeiro acrescentou que foi identificada exploração de trabalho não remunerado e que até mesmo funcionários dormiam em instalações precárias, próximas a um galinheiro.
Vale ressaltar que a Vigilância Sanitária Municipal já havia classificado o local como “insatisfatório” em segurança alimentar em julho deste ano, meses antes da interdição judicial.
Medidas e desdobramentos
Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (24), promotores e representantes do município de Ipirá definiram os membros da comissão interventora provisória, que terá como prioridade o tratamento médico dos internos e a recondução segura deles às famílias e municípios de origem.
A decisão judicial impôs ainda medidas severas aos responsáveis legais da CT Vidas: eles estão proibidos de administrar qualquer entidade de acolhimento no país. A Justiça também autorizou a busca e apreensão de documentos e cartões de benefícios dos internos, visando coibir qualquer tipo de exploração financeira.
O município de Ipirá foi determinado a assumir a gestão interina da unidade no prazo máximo de 15 dias. A administração municipal deverá garantir alimentação, higiene, segurança e cuidados médicos imediatos aos acolhidos, e concluir o processo de desinstitucionalização de todas as 89 pessoas no prazo de 30 dias.
BAHIA
Bahia sedia fórum sobre nova regra de saúde mental no trabalho
BAHIA
Pablo Roberto é roubado durante engarrafamento na BR-324
BAHIA
Caiu a máscara da simpatia, diz deputado após Jerônimo se irritar em evento no interior
BAHIA
Mega operação prende três integrantes de grupo criminoso na Bahia
BAHIA
Preço da Hora Bahia conquista avaliação 4,9 na Play Store do Google
BAHIA
Abastecimento está sendo retomado nos municípios de Santa Bárbara, Santanópolis e Tanquinho
BAHIA
Deputados se dizem temerosos em encarar ex-prefeitos endinheirados
BAHIA
Bahia está entre os estados com gás mais caro do Nordeste, revela tabela do Gás do Povo
BAHIA
Mais de 11 mil proprietários de veículos já aderiram ao Refis IPVA Bahia
BAHIA
MPBA avança com mediação para viabilizar encerramento humanizado de lixões em 22 municípios
BAHIA
Sesab convoca 368 profissionais para a saúde estadual
BAHIA
Governo do Estado realiza ação para emissão de laudos de pensão vitalícia a famílias afetadas pela Zika
BAHIA
MPBA orienta policiais militares a se desfiliarem de partidos na região oeste do estado
BAHIA
Trânsito, concentração, pontos de hidratação: tudo pronto para 2ª Corrida e Caminhada da Educação, neste sábado (18)
BAHIA
Sefaz-Ba amplia atendimento à população com novo canal via Whatsapp
BAHIA
Prefeito de cidade na Bahia é afastado e outro é preso em nova fase da Operação Overclean
BAHIA
Em encontro com secretário nacional da Segurança Pública, governador reafirma compromisso com o fortalecimento da segurança de baianos e baianas
BAHIA
SEC garante novas conquistas e cuidado integral a professores
BAHIA
Jovem passa mal e morre com suspeita de intoxicação após comer acarajé no interior da Bahia