Escritores e escritoras, editoras, bibliotecas e espaços de leitura, arquivos municipais, espaços de memória e pesquisadores (as), agentes culturais e instituições da Bahia que atuam nessas áreas, tem uma nova data para poder se cadastrar na REDE FPC. O cadastro é voltado ao levantamento de informações e indicadores sobre os públicos atendidos pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O formulário está disponível até dia 07 de novembro. ACESSE!
Uma estratégia administrativa da Fundação Pedro Calmon — vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia — voltada ao levantamento de informações e indicadores, ao mesmo tempo, mapeia, conecta e fortalece agentes, instituições e ações nas áreas do livro, leitura, bibliotecas, arquivos e memória, em todos os territórios culturais da Bahia.
Mais do que uma plataforma de cadastro, a REDE FPC nasce como um compromisso com quem atua na base: agentes culturais, educadores, bibliotecários, memorialistas, escritores, gestores públicos e lideranças comunitárias. A proposta é identificar, valorizar e conectar essas iniciativas, subsidiando a construção de políticas públicas mais eficazes — baseadas em dados reais, demandas locais e experiências que já estão em curso.
Na prática, funciona por meio de um cadastro colaborativo, onde bibliotecas, arquivos, grupos culturais, agentes culturais, agentes do livro e da leitura, pesquisadores, educadores, escritores, bibliotecários, gestores públicos, lideranças comunitárias, memorialistas e organizações da sociedade civil podem se inscrever e fazer parte dessa rede. A ideia é reunir informações que revelem o que está sendo feito, onde estão as lacunas e quais as potencialidades de cada território.
Ao fortalecer vínculos e gerar pertencimento, a REDE FPC aproxima a Fundação dos públicos com os quais dialoga, ampliando o alcance das ações e promovendo conexões reais nos territórios.
Com iniciativas como Bahia Literária, Bibliorede Bahia, Conectar Arquivos e Nossas Memórias, a REDE FPC fortalece articulações, amplia espaços de escuta e impulsiona o acesso à cultura, ao conhecimento e à preservação da memória coletiva.
Faça parte. Cadastre-se. Pertencer à REDE FPC é construir, em rede, um futuro mais leitor e mais consciente da nossa memória.