29 de agosto de 2025
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 26/08/2025

Estratégias para implantação de hortas comunitárias em 100 municípios baianos são debatidas em reunião virtual

Estratégias para implantação de hortas comunitárias em 100 municípios baianos são debatidas em reunião virtual
Com o objetivo de alinhar as ações para a implantação de hortas comunitárias nos 100 municípios selecionados pelo programa estadual Bahia Sem Fome, foi realizada, nesta segunda-feira (25/08), uma reunião virtual com a participação de equipes técnicas e gestores do programa, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e das prefeituras envolvidas.

Durante o encontro, o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, destacou o papel estratégico da iniciativa no enfrentamento à insegurança alimentar. “A Bahia tem avançado com um conjunto de ações como a distribuição de cestas básicas e o apoio a cozinhas comunitárias para o fornecimento de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com as hortas comunitárias, queremos ampliar ainda mais a produção local de alimentos, gerar trabalho e renda, e fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar. Esta reunião serve justamente para garantir fluidez na implantação dos kits e eficiência nas ações”, afirmou Tiago.

O coordenador de Segurança Alimentar da CAR, Gilmar Bomfim, explicou que a reunião foi essencial para esclarecer dúvidas sobre o processo de implantação das hortas e orientar os gestores municipais quanto às etapas técnicas, como instalação dos kits de irrigação, cercamento das áreas, subsolagem, aração, gradagem, e a distribuição de sementes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Nosso objetivo é acelerar o início da implantação das hortas, que visam melhorar a alimentação das famílias atendidas, proporcionando o consumo de verduras, legumes e hortaliças frescas. Além disso, o excedente poderá ser comercializado em mercados institucionais, como os da alimentação escolar e hospitais, gerando renda para a continuidade do cultivo e aquisição de novas sementes”, pontuou Gilmar.

A iniciativa beneficiará diretamente 4 mil famílias e outras 4.500 de forma indireta, especialmente em áreas periurbanas dos municípios contemplados. A execução conta com a participação ativa das prefeituras, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social.

O secretário municipal de Agricultura de Caturama, Jenecy Novais, reforçou a relevância da ação como política pública estruturante. “Vejo com bons olhos essa iniciativa do Governo da Bahia, por meio da SDR/CAR e do programa Bahia Sem Fome. Trata-se de uma política local que promove inclusão social, amplia a oferta de alimentos saudáveis e fortalece a agricultura urbana e periurbana, que apresenta vantagens em relação à agricultura rural ao integrar, de forma mais eficiente, produção, processamento e comercialização de alimentos frescos diretamente ao consumidor.”

Sobre os Kits Horta
Cada kit contempla sistema de irrigação com energia solar, ferramentas agrícolas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sementes e caixa d’água, possibilitando o cultivo em áreas de até um hectare. A iniciativa integra políticas públicas que unem segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar.

Ascom CAR
 

Silvia Costa
Assessoria de Comunicação da CAR
@carbahia_

Mais notícias