José Carneiro volta a chamar atenção para dificuldades da Uefs
O vereador José Carneiro Rocha (PSL) voltou a chamar atenção para a situação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nesta quarta-feira (14), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana. O edil externou mais uma vez a sua preocupação com a situação da diminuição de verbas para o referido estabelecimento de ensino.
“Na semana passada sugerimos à Comissão de Educação desta Casa que providenciasse um requerimento para realizar uma sessão especial, a fim de discutir a crise financeira na Uefs. Ainda pedi autorização, já que não pode partir de um vereador. Não sei se providências já foram tomadas a respeito, sei que a crise da Uefs é discutida em toda a imprensa, na Assembléia; há uma preocupação da população de Feira, das entidades, dos deputados, dos vereadores com a possibilidade de fechamento da Uefs”, afirmou.
O edil disse ainda que ontem Uefs foi assunto do discurso do deputado Carlos Geilson (PSDB). “Ontem, por exemplo, o assunto foi tema na Assembléia quando o deputado Carlos Geilson questionou e abordou a situação das universidades estaduais do estado da Bahia, que, segundo a instituição, teve investimento reduzido”, disse.
Para José Carneiro, o Legislativo feirense precisa se mobilizar. “É preocupante a situação, esta Casa não pode passar em branco. Sugiro e chamo atenção da Comissão de Educação para que com isso alertemos as autoridades do Estado pela situação de risco que passa o corpo docente e discente da instituição”, ressaltou.
Segundo o vereador, a Universidade Estadual de Feira de Santana não tem conseguido arcar com as despesas. “Observando notícias divulgadas por órgãos da imprensa, a Uefs não tem como renovar contrato de serviços essenciais. São palavras do reitor: ‘em outubro temos algumas despesas que não temos orçamento previsto, principalmente com serviços terceirizados como vigilância, limpeza e manutenção predial. Todos os nossos processos que estão passando, recebem o parecer, e isto diminui a possibilidade de contratação’, diz o reitor Evandro Nascimento”, destacou.
Em sua opinião, as autoridades competentes não podem permitir que a população seja prejudicada. “Fica aqui mais uma vez a nossa preocupação em chamar atenção das autoridades do Estado para que não permitam que o orgulho na nossa cidade sofra as consequências”.
Outubro Rosa
Na oportunidade, José Carneiro falou a respeito de uma sessão especial para promover a campanha do Outubro Rosa. “Quero dizer que estamos providenciando para ser discutida nesta Casa uma sessão especial sobre o Outubro Rosa, que tem sido uma iniciativa não só no âmbito de Feira, mas a nível nacional. Nós vereadores também precisamos destacar o combate ao câncer de mama, trazendo informação às mulheres feirenses”, ressaltou.
O vereador destacou a importância da prevenção ao câncer de mama. “Prevenir é preciso. Temos que trazer para esta Casa profissionais como uma oportunidade de ver a imprensa reunida para tornar público, com mais clareza, as ações do Outubro Rosa. Nós estamos aqui fazendo esta proposta que será de grande importância para a cidade de Feira de Santana”, pontuou. ASCOM