26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

ALIMENTAÇÃO - 10/07/2023

Dia da Pizza: dicas para aproveitar a iguaria de forma saudável

Dia da Pizza: dicas para aproveitar a iguaria de forma saudável

Que tal uma pizza nesta segunda-feira? Os amantes da iguaria italiana terão uma boa desculpa para trocar o jantar pela “redonda”, pois no dia 10 de julho comemora-se o Dia Mundial da Pizza. A data foi instituída em 1985 após um concurso em São Paulo, que, à época, elegeu as 10 melhores receitas paulistas.

A paixão é tanta que os números surpreendem: segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), o país conta com cerca de 112 mil pizzarias ativas – considerando apenas as empresas evidenciadas pelo código de atividade (CNAE) e estão cadastradas na Receita Federal.

O fato é que a pizza conquistou o coração e o paladar dos brasileiros, tornando-se um dos pratos mais apreciados em todo o país. No entanto, algumas pessoas podem ficar preocupadas com a quantidade de calorias de uma pizza tradicional. Para se ter noção, duas fatias de pizza de muçarela têm, em média, 720 calorias.

Mas será possível desfrutar de uma deliciosa fatia de pizza sem tanto peso na consciência (e na balança)? A nutricionista e professora da Estácio, Carolina Sousa, compartilha dicas valiosas para tornar o seu Dia da Pizza mais saudável, sem abrir mão do sabor.

1. Escolha ingredientes mais saudáveis: Opte por ingredientes frescos e naturais, e aposte nas proteínas magras como cogumelos, frango grelhado ou frutos do mar. Evite embutidos com alto teor de gordura, como linguiças, bacon e pepperoni.

2. Modere na quantidade de queijo: Sempre que possível, escolha opções mais leves, como queijos brancos, que possuem menos gordura em comparação aos queijos amarelos.

Prefira massas integrais: Optar por massa de pizza integral pode aumentar a ingestão de fibras e nutrientes, além de proporcionar maior saciedade.

4. Controle a quantidade e o tamanho das porções: Evite exageros e saboreie uma fatia de tamanho moderado. Lembre-se de que o segredo está na moderação.

5. Aposte em molhos caseiros: Evite molhos industrializados ricos em sódio e aditivos químicos. Prepare molhos caseiros, utilizando tomates frescos, ervas e temperos naturais.

 

Carolina Sousa ressalta que, além de fazer escolhas mais saudáveis nos ingredientes, é importante equilibrar a alimentação ao longo do dia. "Não é necessário excluir completamente a pizza da dieta, mas sim adaptá-la para que se encaixe em um estilo de vida saudável", afirma a nutricionista.

Receita de Pizza de Frigideira com poucas calorias

Para finalizar, trouxemos uma receita de pizza de frigideira com poucas calorias, ideal para quem busca uma opção mais leve. Confira:

Ingredientes:

- 1 massa de pizza integral

 

- 2 colheres de sopa de molho de tomate caseiro

 

- 50g de queijo branco da sua preferência

 

- Vegetais frescos a gosto (como tomate, abobrinha, espinafre)

 

- Temperos naturais (orégano, manjericão, pimenta-do-reino)

 

Modo de preparo:

 

1. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio.

 

2. Abra a massa de pizza integral em formato redondo e coloque-a na frigideira.

 

3. Espalhe o molho de tomate caseiro sobre a massa.

 

4. Adicione os vegetais frescos e o queijo cottage ou ricota.

 

5. Tempere com os temperos naturais a gosto.

 

6. Tampe a frigideira e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até a massa estar dourada e o queijo derretido.

 

7. Retire a pizza da frigideira, corte em fatias e sirva imediatamente.

 

Daniela Cardoso

Assessoria Estácio Feira de Santana